UFPE – Livro sobre a TV Universitária é lançado em evento sobre história da mídia

O Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU) da UFPE acaba de ter parte de sua história documentada. O livro “TVU, Canal 11 – A primeira TV Educativa do Brasil”, de autoria da jornalista Maria Clara Angeiras, também publicitária e funcionária do Núcleo desde 1994, conta em detalhes o nascimento da primeira TV educativa do país. A publicação tem pré-lançamento hoje (16), às 16h, dentro da programação do V Encontro Nordeste de História da Mídia, que acontece na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), numa promoção da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) e os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Jogos Digitais e Fotografia da Unicap. Clara faz palestra sobre o livro amanhã (17), às 18h, sobre o processo de pesquisa.

Obra conta a história da TVU, nascida em 1968

O livro é fruto do estudo realizado durante seu mestrado em Educação na UFPE. Além de forte carga de pesquisa literária, a publicação traz imagens de registro, atas de reunião, entrevistas e uma série de detalhes políticos e comunicativos da época. O ano era 1968, o homem decolava rumo à Lua, enquanto aqui, em terras brasileiras, o povo vivia sob a repressão das estrelas dos generais. Instituía-se o AI 5, suspendendo os direitos democráticos e impondo censura a toda forma de expressão, principalmente aos meios de comunicação. Neste cenário improvável nascia a primeira TV educativa do Brasil, em Pernambuco, a TV Universitária (TVU), canal 11.1

“TVU, Canal 11 – A primeira TV Educativa do Brasil” é o resultado de anos de aprofundamento no Núcleo que é também minha segunda casa durante mais de 20 anos. A pesquisa foi adaptada para publicação através da Editora UFPE”, explica Maria Clara Angeiras. O livro é uma reconstrução da linha temporal da criação à operação de rede, elaborada a partir de uma análise investigativa através de documentos oficiais e depoimentos, que auxiliaram a entender a missão e a contribuição da TVU para a educação e para a TV brasileira.

Clara é jornalista e publicitária, com mestrado em Educação

CURRÍCULO – Jornalista e publicitária, pela UFPE, com MBA em Marketing Estratégico (2003) e mestrado em Educação com foco em Comunicação (2015), é servidora da UFPE desde 1994 no Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU), onde já ocupou os cargos de representante setorial de Extensão da TV e das Rádios FM e AM; coordenadora de Programação e gerente de Produção e Jornalismo na TVU. Atualmente, produz e dirige programas na TV e na Rádio Universitária FM. Também trabalhou na TV Tribuna/Band, Estação TV/Canal 14, TV Clube/Record e Fundação Roberto Marinho, como coordenadora do Canal Futura, em Pernambuco. Desenvolve projetos audiovisuais com produtoras de vídeo, empresas e instituições, em diversas realizações na direção de documentários, DVDs e videoclipes.