UFPE obtém licença para uso do software Mathematica pela comunidade acadêmica

A UFPE adquiriu licença ilimitada para uso do software Mathematica por estudantes, professores e técnicos administrativos da Universidade. O acesso, adquirido por meio de negociação entre docentes do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) e a Wolfram, trará benefícios para as áreas de pesquisa, ensino e extensão.

A UFPE é a primeira instituição federal de ensino superior (Ifes) a adquirir uma licença ilimitada para o software Mathematica, anteriormente existente apenas na Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Mackenzie.

Para facilitar a utilização do software pela comunidade acadêmica, a Wolfram ministrará workshops presenciais periódicos na UFPE, além de prestar suporte online.O primeiro workshop ocorrerá em março, com ênfase em introduzir ferramentas de computação algébrica aos estudantes e professores.

A ideia surgiu a partir de uma consulta eletrônica realizada, em 2012, pelo Departamento de Matemática junto aos professores da UFPE para viabilizar a aquisição de licenças de softwares matemáticos. Verificou-se, então, a existência de demanda para aquisição do software Mathematica em todos os centros acadêmicos, principalmente no CCEN, Centro de Informática (CIn) e Centro de Tecnologia e Geociências (CTG).

A iniciativa faz parte de uma ação contínua de modernização dos cursos oferecidos pela UFPE, que inclui a aquisição de lousas digitais e que já ocorre nas melhores universidades do mundo. O apelo para o uso do Mathematica em sala de aula é ainda maior para os cursos que demandam visualizações gráficas bi e tridimensionais, como no caso dos estudos de Geometria Analítica, Geometria Plana, Geometria Espacial e Cálculos 1, 2, 3 e 4.

Além disso, é corriqueira a demanda de utilização desses recursos em trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. A utilização dos softwares em sala de aula torna-se completa quando associada à lousa digital, uma tecnologia moderna e inovadora com recursos que podem auxiliar na criação de novas metodologias de ensino. Em relação à melhoria das licenciaturas, a medida criará condições para que os futuros professores construam o conhecimento nos diversos ambientes de aprendizagem que incorporem o uso do computador e softwares matemáticos. As instruções de uso do software estão disponíveis no site.

Instruções para estudantes

Para obtenção de uma chave de ativação, o estudante interessado deverá

preencher o link com os dados requeridos e aguardar o recebimento de mensagem por e-mail, contendo a chave de ativação e o link para acesso ao Portal de Usuário da

Wolfram, onde é possível fazer o download do produto após registrar-se.

Instruções para docentes e técnicos administrativos

Para obtenção de uma chave de ativação, o interessado deverá preencher o link com os dados requeridos e aguardar o recebimento de mensagem por e-mail, contendo a chave de ativação e o link para acesso ao Portal de Usuário da Wolfram, onde é possível fazer o download do produto após registrar-se.

 

 

Best Western of Birch Run
watch game of thrones online free earlier clothes seasonal cedar garnishing opinions

Are you a paying BiggerPockets PRO member
free games online but not surprised

Confused of selecting suitable rings for men
free online games a necktie knot is a great choice for scarf tying

My Search For Fashionable Plus Size Maternity Wear
cheapest flights you won’t even blink or hesitate

Deena Cortese walks the catwalk Photos
onlinegames He looks like he’s trying hard to remember what a job is

A Lot More Than A Beautiful Dwarf Citrus Tree
jeux Much like Paranormal Activity 2

Baseball caps are also accepted as a fashion accessories
kleider way-out lodging in about phoenix arizona

What do we gain by managing our own rental properties
ballkleider The Renssealaer Polytechnic Institute developed its Textiles