UFPE -Programa de Mobilidade Internacional abre inscrições em agosto

Estarão abertas de 4 a 18 de agosto as inscrições para o Programa de Mobilidade Estudantil (PMI) da UFPE. O PMI é um programa de fluxo contínuo destinado aos alunos de graduação que desejam cursar um semestre acadêmico em uma das universidades parceiras da UFPE. A iniciativa não prevê nenhum tipo de auxílio financeiro ao estudante, que terá que arcar com todos os custos do período de estudos no exterior. Consulte o edital do PMI.

Os candidatos devem preencher os seguintes requisitos: ter concluído o primeiro ano acadêmico (dois semestres letivos) de um curso de graduação da universidade; possuir média geral igual/superior a 6,0; apresentar, no máximo, duas reprovações não cursadas.

O intercâmbio tem que ser realizado para uma das instituições conveniadas à UFPE. A lista de universidades está disponível no anexo do edital. O estudante pode candidatar-se a outras instituições que não constam no anexo “Instituições e Vagas”, mas que são parceiras da UFPE (lista disponível no site da DRI), porém devem estar cientes de que essas instituições podem não disponibilizar vagas para alunos da UFPE durante o período de estudos pretendido.

Após identificarem a universidade estrangeira onde querem estudar, os interessados devem observar no site da instituição estrangeira se ela oferece seu curso. Após a confirmação, é necessário reunir a seguinte documentação e entregá-la na sala da DRI, no 1º andar da Reitoria, no período de inscrição, exceto às quintas-feiras, quando não é realizado atendimento ao público:

– Formulário de inscrição para o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional com foto;
– Histórico escolar emitido pelo Corpo Discente ou impresso através do Sig@ (desde que com o carimbo da escolaridade);
– Certificado de proficiência do idioma da universidade de destino (consultar detalhes da documentação no edital)

Após a entrega dos documentos, o aluno deve aguardar a pré-seleção da UFPE, que entrará em contato até o fim do mês de setembro para, caso o estudante seja selecionado, preencher o formulário de inscrição da instituição estrangeira e requisitar outros documentos que se façam necessários.
A DRI ressalta que a inscrição inicial no PMI é um procedimento destinado apenas a indicar à instituição estrangeira os alunos que pretendem realizar estudos no exterior.

A aprovação final é analisada em cada universidade. Se o estudante for aprovado pela instituição estrangeira, receberá uma carta de aceitação e deve então providenciar visto de estudos, seguro-saúde, compra de passagem e reserva de alojamento, além de preencher o contrato de estudos da UFPE, para que possa ser colocado em modalidade estudantil no Sig@.

Ascom UFPE