UFPE – Tomógrafo e data center do HC serão inaugurados na terça-feira 

O aparelho de tomografia e o Container Data Center (CDC) do Hospital das Clínicas da UFPE, filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), serão inaugurados nesta terça-feira (3), às 9h30, pelo reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, pelo presidente da Ebserh, Newton Lima Neto, e pelo superintendente do Hospital das Clínicas da UFPE, Frederico Jorge Ribeiro. Após as inaugurações, eles estarão disponíveis para conceder entrevista coletiva à imprensa. Em seguida, o presidente da Ebserh terá uma agenda de atividades a ser cumprida, envolvendo reunião com a equipe de governança do HC e visita às alas do hospital.

O tomógrafo, cujo investimento foi de R$ 1,6 milhão, é utilizado para o diagnóstico de doenças de todo os segmentos do corpo humano. Considerada uma das mais modernas do mercado, a máquina deve produzir 30 exames por dia, de forma mais veloz e com uma alta resolução da imagem – melhorando, assim, a qualidade na assistência ao paciente.

Já o CDC, que custou cerca de R$ 2 milhões, é um espaço que irá armazenar de forma segura, inteligente e moderna os dados informatizados da unidade hospitalar, tais como cadastro dos pacientes, informações financeiras, agenda de consultas, entre outras. É uma forma de gestão estratégica de dados. O contêiner, com cerca de 20m², possui um esquema de segurança reforçado, resistente a incêndio, monitorado com câmera, controle de acesso por biometria e possui alarme, grupo de gerador e no-break modular que garantem o fornecimento ininterrupto de energia.

Os jornalistas interessados em realizar a cobertura do encontro devem se dirigir à Portaria 1, acesso pelo portão da BR-101, onde a Assessoria de Imprensa do HC irá recebê-los e encaminhá-los ao local da inauguração.

ASCOM – Universidade Federal de Pernambuco