UFPel completa 45 anos

A UFPel, ao completar 45 anos, dia 8 de agosto, nos leva a reconstruir a sua história, visando compreender melhor o seu papel na sociedade. São muitos os motivos para celebrar, mas também este é um momento para reflexão. Afinal, qual é o futuro que queremos para a UFPel, essa instituição que tão bem simboliza o potencial intelectual, científico e cultural de Pelotas e região?

Já vai longe o tempo em que a UFPel era apenas uma pequena instituição, de uma cidade do interior. Hoje, somos uma universidade com mais de 17 mil estudantes, três mil servidores públicos e quase dez mil trabalhadores indiretos. É certo que não é pelo número de alunos que se mede o êxito de uma universidade e sua capacidade de influenciar os rumos do país. Deve-se levar em consideração seu grau de compromisso com os mais altos padrões científicos, com a formação de profissionais qualificados e atentos às necessidades de seu tempo e das próximas gerações, com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Nessa perspectiva, temos bons motivos para comemorar. A UFPel está entre as dez melhores instituições de pesquisa e inovação do Brasil. A conclusão é do Centro de Estudos de Ciência e Tecnologia (CWTS na sigla em inglês), respeitado instituto interdisciplinar da tradicional Universidade de Leiden, na Holanda, que avaliou o desempenho científico  com base nas publicações feitas ao longo de 10 anos. Já neste ano, a UFPel consagrou-se como a instituição com melhor desempenho na Região Sul (RS, SC e PR) em projetos aprovados no Programa de Extensão Universitária (ProExt) 2015. Se for considerada a soma de projetos e programas, a UFPel é a sétima no país, recebendo mais de R$ 3,5 milhões.

Ao longo de sua história, a UFPel formou vários expoentes, tendo em algumas áreas tradição acumulada de mais de cem anos. Entre seus quadros, conta com várias referências nacionais e internacionais, desde o campo acadêmico, científico, cultural e sindical. Igualmente importante é o fato de ajudar a formar, cotidianamente, cidadãos com responsabilidade social e profissionais críticos e autônomos.

Para se manter na vanguarda da produção nacional de conhecimento e ampliar sua inserção social, temos grandes desafios pela frente. Estamos trabalhando fortemente para criar a infraestrutura necessária para os cursos de graduação e de pós-graduação, enfrentando os desafios da  internacionalização e do novo perfil dos estudantes, que faz com que a cidade fale vários sotaques e torne sua cultura cada vez mais plural e diversa. Como decorrência, a assistência estudantil de qualidade com moradia própria em um condomínio universitário foi instituída como uma importante meta de curto prazo. Também temos priorizado estabelecer um equilíbrio entre a graduação e a pós, destacando o empenho existente em produzir pesquisas importantes o bastante para serem reconhecidas tanto no Brasil como no exterior.

Poderíamos discorrer muito mais sobre o presente, mas esta data nos convida, também, a pensar sobre o futuro. A UFPel está vivendo um importante processo de Constituinte Universitária e conclamamos toda a comunidade acadêmica a repensar o projeto institucional, o estatuto e o regimento da UFPel. Mais que isso, estamos construindo fóruns para que toda a sociedade possa discutir que universidade queremos para o século XXl. Se não fizermos já esse debate, perderemos a chance de desenhar o destino da nossa UFPel a serviço de uma sociedade sustentável, menos desigual e democrática.

Nossa trajetória está sendo escrita  a muitas mãos, parabéns a cada um e a cada uma que faz parte dessa história.

Mauro Del Pino -Reitor da UFPel

The Four C’s of Diamond Quality
free games online Womens Fashion Trends Spring

NYC Mayor de Blasio urges families to apply for pre
cheap prom dresses These coats and jackets are eternally youthful in spirit

Is it safe to be healthy here
cheapest flights because in their mind

Choice Of Party Wear Salwar Kameez
free online games With the right accessories

Pageant royalty attracts photographers at fashion show
miniclip tried trout hash by way of choron sauce recipes

Expand Your Business With Wholesale Replica Watches
kleider then going with a tux and black shirt

Maison Martin Margiela With H Global Launch Event
ballkleider One thing is for sure

5 classic items every woman should own
cool math games it can be frequently reapplied directly to the skin