UFPel desenvolve máquinas que serão utilizadas no nordeste brasileiro

Pesquisadores do Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas da Universidade Federal de Pelotas (NIMEq/UFPel) estiveram em Sobral, no Ceará, para montar e testar, além de transmitir informações, ao pessoal técnico da EMBRAPA Caprinos e Ovinos (CNPC), sobre o funcionamento e regulagem de duas semeadoras desenvolvidas pelo NIMEq. Os equipamentos serão utilizados em Sistemas Agrossilvipastoril para o Semiárido.

A atividade faz parte de uma proposta da EMBRAPA Caprinos e Ovinos que tem por objetivo buscar alternativas para as atividades agrícolas praticadas de forma incipiente no semiárido brasileiro que, dentre outras atividades, busca adaptar e desenvolver máquinas e implementos agrícolas para serem utilizados em unidades familiares de produção do Bioma Caatinga.

As máquinas desenvolvidas pelo NIMEq incorporadas ao projeto são uma semeadora para plantio direto de milho e feijão desenvolvida para sistemas agroecológicos – a qual pode ser tracionada por trator de rabiças ou animal – e uma semeadora para plantio direto tracionada por trator de rabiças. Embora conceitualmente semelhantes, as máquinas apresentam diferentes possibilidades de utilização por agricultores familiares.

A atividade realizada no Ceará contou com a participação dos pesquisadores Antônio Lilles, Fabrício Medeiros e Roberto Lilles, do NIMEq. A parceria faz parte do projeto “Mecanização e Adaptação de Implementos para Sistemas Produtivos Integrados do Nordeste Brasileiro”, montado em conjunto entre UFPel e EMBRAPA.

A próxima etapa do projeto prevê a utilização dessas semeadoras nos projetos de pesquisas da EMBRAPA Caprinos e Ovinos e por agricultores familiares da região, no sentido de validar a tecnologia gerada pelo NIMEq.

Sobre o NIMeq

O Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas foi criado em 2013 pela equipe de professores do Departamento de Engenharia Rural (DER) da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) ligados à área de máquinas agrícolas da UFPel. O objetivo principal do NIMEq é qualificar as atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da área de máquinas agrícolas da UFPel por meio da racionalização da utilização de recursos humanos e materiais.

O Núcleo também busca desenvolver e ampliar pesquisas em máquinas agrícolas e tecnologias em conjunto com empresas do setor, promover avaliação e otimização de máquinas já desenvolvidas por empresas ou usuários, transferir tecnologias ao produtor rural e indústrias, promover convênios e acordos com instituições, formar mão-de-obra especializada e crítica, além de promover a capacitação técnica de produtores rurais e pessoal da indústria e o desenvolvimento social e econômico do setor de máquinas agrícolas.