UFPEL – Livro Olhares da Favela será lançado nesta quinta (1º)

Nesta quinta-feira (1º), às 18h, será lançado o livro “Olhares da Favela”, das professoras Adriana Portella e Gisele Pereira. O lançamento ocorrerá na Livraria da UFPel, na antiga cervejaria Brahma, na rua Benjamin Constant, 1071, região do Porto de Pelotas. A obra é uma publicação da Editora da UFPel, com o apoio do CNPq, da Capes e da Fapergs.

Conforme a professora Adriana Portella, o tema ‘Arquitetura de Favelas’ foi escolhido para a obra pela sua relevância histórica na paisagem e no desenho da cidade, sendo essa importância reconhecida por obras que percorrem a literatura, o cinema, a arte e a música. Ela observa que dentro das obras de representações gráficas mais conhecidas destacam-se na história da arquitetura e das artes os desenhos de Le Corbusier em suas vindas ao Brasil e o quadro ‘Morro da Favela’ de autoria de Tarsila do Amaral.

“A justificativa desta publicação se concentra na necessidade de explorar a importância da riqueza arquitetônica e ambiência urbana das favelas no Brasil, a fim de demonstrar através de meios de expressão gráfica e estudos da percepção ambiental os elementos simbólicos que constituem essas paisagens, as quais muitas vezes acabam sendo marginalizadas pelo poder público e também pela academia. Assim, o livro inicia sua leitura a partir de trabalhos de desenho e colagem, dando ao leitor uma leitura do imaginário da Favela nos capítulos 1 e 2. Na sequência, faz parte das discussões o tema do turismo, gentrificação e marginalização das pessoas removidas contra a vontade de suas moradias, sendo estabelecida uma análise nacional e internacional dessa questão, apontadas nos capítulos 3, 4 e 5”, registram as autoras.

As docentes esperam que a obra desperte novas discussões acerca do tema e abra um novo olhar sobre a vivência na Favela no Brasil e os efeitos nocivos da gentrificação na paisagem e vida urbana.