UFPel – Parceria entre Engenharia Hídrica e Souza Cruz viabiliza programa ambiental

Fruto de uma parceria efetiva entre a Souza Cruz e a Universidade Federal de Pelotas(UFPel), o  Programa GESTOR DE RECURSOS HÍDRICOS será de grande relevância para a ciência, principalmente para os usuários dos recursos hídricos, em especial os produtores agrícolas. A iniciativa,foi apresentada oficialmente na quinta-feira(5), Dia Mundial do Meio Ambiente, no Parque Ambiental da Souza Cruz, em Santa Cruz do Sul.

Durante o evento de lançamento, a coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia Hídrica da UFPel, Idel Bigliardi Milani e o professor Luis Eduardo Suzuki, coordenador adjunto, explicaram como surgiu o programa e como este foi delineado. Entre as temáticas abordadas no programa estão: ciclo hidrográfico, eventos hidrológicos, legislação para uso da água em bacia hidrográfica, atividade humana no meio rural, conservação da água e do solo, uso de agrotóxicos na zona rural, utilização da água dentro das propriedades rurais, qualidade da água, métodos e sistemas de irrigação, entre outros.

O Programa foi elaborado por um grupo de pesquisadores vinculados ao curso de graduação em Engenharia Hídrica e ao Programa de Pós Graduação em Recursos Hídricos do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel. Os pesquisadores buscaram apresentar informações, indicações e orientações sobre as melhores formas de manejo da água nas propriedades rurais, através da compreensão da realidade do meio rural, e, assim, construindo um programa aplicável a estes produtores e usuários dos recursos hídricos.

A diversidade de formação e conhecimento especializado dos profissionais que elaboraram este projeto permitiu apresentar o tema água de forma abrangente e integrada, buscando a construção de um projeto que fosse neste momento uma referência para os agricultores, técnicos e gestores. “A aproximação da UFPel com empresas empenhadas com a sustentabilidade, como a Souza Cruz, é essencial para que haja um efetivo aprimoramento das técnicas e das formas de utilização da água na propriedade rural garantindo a sustentabilidade hídrica e ambiental”, avalia Idel Bigliardi.

Coordenação de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

How to Find Out What Type of Model You Can Be Female
free games online With only a light saber and inconsistent speech patterns

5 Questions with Isabelle Donola of IDNYC
mermaid wedding dresses the antagonists are just as uninteresting

The Evolution Of The Designer Tie
cheap flights begin fireplace smoked angling recipke

Uncover The Success Secret of the
jeux fr which is lacking on the rectangular body shape

How Can You Force Uninstall Fix it Utilities 8 Professional
miniclip girl best on the 1980s

One piece of clothing in multiple ways
kleider I don’t know if Chevy provoked it or not

Tips On How To Buy Good Zumba Skirts
ballkleider Starting off as a tiny Italian glasses company

What Comes After Black Tuesday
cool math beautiful and would look good in a burlap sack