UFPEL – Parceria viabiliza perucas para pacientes oncológicos atendidos no SUS

Pacientes oncológicos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Pelotas contam agora com uma parceria entre as instituições de saúde locais e Instituto Buquê de Amor (IBA) para empréstimo de perucas. Conforme a presidente do IBA, Janice Santos, pacientes que tratam o câncer nas instituições que atendem pelo SUS – Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) e Centro de Radioterapia e Oncologia (Ceron) da Santa Casa de Misericórdia – podem usufruir desse benefício.

De acordo com a assistente social do HE, Alessandra Ballinhas de Moura, várias perucas já foram distribuídas, desde que a parceria iniciou. “As pacientes são acolhidas pelo Serviço Social quando estão em tratamento de quimioterapia e são realizadas orientações sobre direitos e fortalecimento da autoestima, com o propósito de acesso às políticas sociais e à cidadania. As perucas são oferecidas a todos usuários e são um instrumento de empoderamento das mulheres no enfrentamento da doença oncológica”, destacou.

“Temos aqui perucas artificiais e naturais, além de lenços e turbantes, para doação e empréstimo”, acrescentou Alessandra, lembrando que doações da comunidade são sempre bem-vindas.

Fluxo

Para a confecção das perucas, são necessárias doações de mechas de cabelo para serem enviadas à ONG Penélopes Solidárias de Passo Fundo/RS. A cada quilo de mechas enviado, retorna uma peruca para o IBA. São seis pontos de coletas de doações de mechas de cabelo, que devem ter, no mínimo, 15cm de comprimento e podem ser naturais ou com química.

Pontos de coleta:

1)      Instituto Buquê de Amor

2)      Hospital Escola UFPel (Portaria – Prédio Principal)

3)      Hospital Escola UFPel (Oncologia – Prédio Famed)

4)      Pandorah Modas

5)      Salão da Gigi

6)      Mr. Cat (Shopping Pelotas).