UFPel publica ebook sobre acessibilidade em museus

O ebook Um museu para todos: Manual para programas de acessibilidade, publicado pela Editora da UFPel, em maio, passou a compor a lista de referências bibliográficas no site da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do Sistema Estadual de Museus.

A publicação é uma das ações que compõe o Plano de Acessibilidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, desenvolvido pela terapeuta ocupacional, mestranda do programa de pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural Desirée Nobre Salasar.

Desirée é membro representante da Prec na Comissão de Apoio ao Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (Conai) e atualmente professora substituta do Curso de Terapia Ocupacional.

Inicialmente pensado para os museus integrantes da Rede de Museus da UFPel, optou-se por disponibilizar o ebook para o público em geral, de forma gratuita, uma vez que não havia ainda nenhuma publicação específica sobre programas de acessibilidade para museus.

O manual é um documento introdutório que busca aproximar as equipes dos museus com a temática da acessibilidade cultural para pessoas com deficiência, norteando o planejamento e desenvolvimento de um Programa de Acessibilidade.

Acesse o endereço da Secretaria de Cultura do RS

Acesse o endereço para download do ebook