UFPI empossa primeiro professor surdo

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) nomeou na manhã desta sexta-feira (15), o primeiro professor surdo da Instituição. Luiz Claudio Nobrega Ayres é Graduado em Ciências Contábeis (2002 – UNIPÊ); em Matemática (2009 – FSC/ES); em Letras/LIBRAS (2012 – UFSC); Especialista em Educação Especial e LIBRAS (2009 – IEFICAZ); e Mestre em Tradução e Interpretação de LIBRAS (2011 – RINT).

O Prof. Me. Luiz Claudio Nobrega Ayres será docente do Curso de Letras/LIBRAS do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). Para ele, essa é uma importante conquista para os surdos. “Irei mostrar para a Universidade que o deficiente auditivo é capaz de passar em um concurso público, porque antigamente isso era algo muito difícil. As pessoas não acreditavam que o deficiente auditivo fosse capaz de fazer parte desse ambiente acadêmico. Então, dentro de toda essa experiência que eu tive, me esforcei bastante e consegui crescer também no âmbito profissional, conseguindo minhas graduações, meu mestrado. Hoje, eu vejo que o deficiente auditivo necessita dessa comunicação dentro desses ambientes. Aproveito essa oportunidade para estar compartilhando informações, para que nós possamos melhorar no âmbito geral da Universidade. A minha preocupação agora é em relação ao ensino, incentivando os alunos do curso de LIBRAS e das demais áreas também”.

Luiz Claudio relembra que na época que entrou na universidade a realidade era muito diferente, com maiores dificuldades e limitações. “Quando eu comecei na universidade eu não tinha um intérprete, a comunicação era muito difícil, eram os amigos que me ajudavam dentro da sala de aula. Eu era o único surdo dentro de uma sala repleta de ouvintes, então foi muito difícil conseguir a minha graduação. Até que com a aprovação da Lei de LIBRAS tornou-se necessária a presença de um intérprete dentro da universidade e a complicação se deu porque não haviam profissionais para estarem atuando comigo. Então tive que realizar todo um processo para encontrar esse profissional para estar comigo dentro da universidade, e que fosse capaz de me dar a segurança de que eu estava recebendo o mesmo conhecimento que os demais alunos”.

Para o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, é um prazer imenso estar dando posse para o primeiro professor portador de deficiência auditiva da Instituição. “O curso de Letras/LIBRAS é um dos mais recentes cursos implantados na Universidade. Esse curso nasceu decorrente da crescente demanda e do entendimento do Governo Federal da necessidade de uma maior inclusão social. É um prazer imenso estar hoje dando posse ao nosso primeiro professor com deficiência auditiva que irá com certeza contribuir muito para o crescimento do curso de LIBRAS na UFPI, pois até então nós só tínhamos professores ouvintes no curso e a chegada desse professor facilitará a comunicação, interação e disseminação do conhecimento”, afirmou.

Dentre os objetivos do Prof. Me. Luiz Claudio está o desenvolvimento de projetos na UFPI na área de LIBRAS. “Eu espero desenvolver projetos na Universidade, ampliar esse leque de opções, principalmente, na área de LIBRAS, porque antigamente não havia esse foco na pesquisa em relação à Língua de Sinais, e eu planejo trazer ideias inovadoras. Pretendo ampliar a questão dos alunos com deficiência auditiva aqui dentro da Instituição, trazer a comunidade portadora de deficiência auditiva para a Universidade e facilitar a comunicação e a divulgação de conhecimento, contribuindo para mudar o pensamento das pessoas em relação ao surdo e aumentando a inserção de outros professores surdo também”.

Ascom UFPI