UFPI firma parceria de apoio à pesquisa com a Prefeitura de Parnaíba

Aconteceu no último dia 10, a entrega de certificados aos professores do Campus Ministro Reis Velloso (CMRV) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e docentes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O financiamento de projetos, compõe a política de fomento à ciência, tecnologia e inovação promovida pela Prefeitura da cidade de Parnaíba, por meio do edital Mac-Doubles Fernandes do Nascimento, lançado em 2014.

A solenidade que foi realizada no Salão Nobre da Reitoria contou com a presença do Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes; a Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira; representantes da Administração Superior da UFPI; o Prefeito Florentino Neto, representando o poder executivo de Parnaíba; representantes da Administração Pública de Parnaíba; o Diretor do Campus de Parnaíba, Prof. Dr. Alex Marinho; a Vice-Diretora do Campus de Parnaíba, Prof.ª Dr.ª Ivanilza Moreira; a Vice-Reitora da UESPI, Prof.ª Dr.ª Bárbara Melo.

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, em seu discurso tratou da parceria com a Prefeitura de Parnaíba e parabenizou a iniciativa de fomento à pesquisa. “A nossa gestão tem sido baseada em fornecer suporte aos cinco câmpus, disponibilizando autonomia aos nossos diretores, para buscar a captação de novos recursos que irão engrandecer a nossa Instituição. A Prefeitura de Parnaíba pode contar com o apoio da Administração Superior da UFPI”, destacou.

Segundo o Prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, o ensino universitário é de extrema importância para o crescimento de uma sociedade. “Parnaíba tem se desenvolvido muito com os investimentos no ensino universitário, então junto com a UFPI, UESPI e demais instituições de ensino, desejamos transformar a nossa cidade em centro de pesquisa. Para isso, lançamos o edital Mac-Doubles Fernandes do Nascimento para o financiamento de pesquisa científica na área de ciência e tecnologia”, ressaltou.

Para a Vice-Reitora da UESPI, Prof.ª Dr.ª Bárbara Melo, o apoio da Prefeitura de Parnaíba é pioneiro no estado do Piauí. “O gestor municipal compreende que através do apoio a pesquisa que se consegue o desenvolvimento social, então a UESPI captou por meio de seus pesquisadores, e grupos de pesquisas aproximadamente 120 mil reais para investir na produção científica”, pontuou.

O Diretor do campus de Parnaíba, Prof. Dr. Alex Marinho, ressaltou que uma das exigências do edital é que os projetos trabalhem com o desenvolvimento municipal. “São recursos satisfatórios, pois proporcionam aos nossos pesquisadores trabalhar a pesquisa, comprar novos equipamentos, que irão fornecer suporte, e então alavancar a nossa produção científica”, afirmou.

Ao total, foram vinte e três projetos contemplados com o edital lançado pela Prefeitura de Parnaíba. A partir deste número, dezessete projetos de professores da UFPI foram gratificados com o benefício financeiro. Com isso, a Universidade promoveu a captação de mais de 368 mil reais (R$ 368.329,38) para o desenvolvimento da pesquisa.

Ascom UFPI