UFPI – Hospital Universitário inicia atendimento à comunidade

Durante visita às instalações do Hospital Universitário, que será entregue à sociedade no dia 09 de novembro, o reitor da UFPI, Luiz de Sousa Santos Júnior, anunciou que o hospital já está recebendo os primeiros pacientes hoje (31). Neste primeiro momento, o hospital funcionará com 50% de sua capacidade e a previsão é que 18 mil pessoas sejam atendidas por mês.

O encaminhamento dos pacientes para o HU será feito através de centrais de marcação, que funcionarão em postos de saúde do Estado e do município de Teresina, exclusivamente através do Sistema Único de Saúde (SUS). Num total de 54 consultórios, 24 já estão disponíveis, em seis linhas de atuação: sistemas cardiovascular, urinário, digestivo, cabeça e pescoço e saúde da mulher.

“O hospital está operando por etapas e nesta primeira etapa funcionará com metade da sua capacidade. Serão disponibilizados 50 leitos a partir de hoje e mais 50 em dezembro, quando começarão a ser realizadas cirurgias de alta complexidades”, afirma o reitor. A expectativa é que até dezembro comecem a funcionar também as UTIs, a Hemodinâmica e a Unidade Coronariana.

Para que o hospital funcione, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), ligada ao MEC e responsável por gerir os hospitais universitários do país, realizou um processo seletivo simplificado por tempo determinado, que gerou a contratação de 369 servidores. O concurso definitivo deverá ter edital lançado no final de novembro, com cerca de 1400 vagas. A ideia é que o hospital funcione em sua totalidade em, no máximo, dois anos.

Na ocasião, o reitor Luiz Júnior ressaltou a grande contribuição que o HU terá para a população do Piauí, bem como para os próprios estudantes da Universidade. “Os nossos cursos da área de saúde sempre figuram nas melhores classificações e, com o hospital universitário funcionando, teremos um espaço de qualidade inquestionável, que aperfeiçoará a formação de nossos estudantes”, destacou o reitor. O reitor ressaltou que o próximo desafio será propiciar residência médica no HU da UFPI. “O hospital universitário é um divisor de águas na história da UFPI e será modelo em todo o país”, salientou o reitor.

Consultórios ambulantes

Outra novidade anunciadapelo reitor durante a visita ao HU refere-se aos consultórios ambulantes que a UFPI adquiriu com financiamento do governo federal. São quatro consultórios, que já se encontram na universidade, sendo dois para a área de Oftalmologia e dois para a área de Odontologia. De acordo com o reitor, estudantes e professores andarão por todo o Piauí realizando atendimentos nessas áreas, o que fomentará as atividades práticas pelos alunos, bem como aproximará ainda mais a universidade da sociedade.

 

7 Things You Need to Know
watch game of thrones online free just keep trying

15 Earnings to Watch Next Week 1
free games online such as the release of the spring line or fall ad campaign

Skinny Anorexic Remark Is Not Funny
games online As soon as he’s behind the wheel

6 Characteristics Of Somali Pirates
cheapest flights skin tone can change things significantly

Lindsay Lohan sues former fashion partner for
forever21 collection requisites for women

Create Your Style Statement with Trendy Plus Size Dresses
onlinegames Fashion is not important

Predicitions for Project Runway season 9
games unless the price drops dramatically

Possible Slip and Fall Suit
kleider hobo international purses and clutches