UFPI promove palestras em Escolas de Agricultura Familiar

Com o objetivo de promover uma interação conjunta entre Universidade e alunos de Cursos Técnicos em Agropecuária e Escolas de Agricultura Familiar, o Projeto de Extensão “Educação Sanitária no Campo”, desenvolvido por alunos do curso de Medicina Veterinária e coordenado pela Profa. Dra. Raizza Eveline Escórcio Pinheiro e Profa. Dra. Maria José dos Santos Soares do Departamento de Morfofisiologia (DMV), do Centro de Ciências Agrárias (CCA) em Teresina, apresenta, por meio de ações lúdicas, os principais agentes causadores de doenças infecciosas, principalmente os de caráter zoonótico e os riscos apresentados por estes agentes para os alunos do Ensino Médio e Curso Técnico em Agropecuária do Colégio Técnico de Teresina (CTT) e duas Escolas de Agricultura Familiar (EFA Baixão do Carlos e EFA Soinho) de Teresina-PI.

O presente projeto de extensão vem como meio para alertá-los e orientá-los sobre doenças causadas por micro-organismos e assim promover uma educação sanitária onde serão transmitidas informações sobre profilaxia e controle dessas doenças, seguridade alimentar, assistência sanitária e, consequentemente, promoção de uma melhor qualidade de vida para o público-alvo do projeto.

Destaca-se que os a maioria dos alunos que fazem parte das escolas de família agrícola são filhos de agricultores que, após a conclusão dos estudos regressam às propriedades rurais e aplicam os conhecimentos construídos, dando continuidade e melhoramento na produção agropecuária. Desta forma, os conhecimentos adquiridos com o projeto serão repassados e aplicados na rotina do campo.

As atividades do projeto tiveram início em março de 2019 e os primeiros conhecimentos acerca do tema “Zoonoses de importância para o homem do campo” já foram apresentados nas escolas.