UFPI realiza I Seminário de Ética em Pesquisa Humana

UFPI realiza I Seminário de Ética em Pesquisa Humana

Aconteceu hoje (25), no Auditório do Centro de Tecnologia (CT/UFPI), o I Seminário de Ética em Pesquisa Humana da UFPI. A reunião teve o intuito de discutir parâmetros éticos adotados atualmente nas pesquisas realizadas com seres humanos, bem como perspectivas futuras desse tipo de pesquisa.

Foram discutidos temas como: Ética nas pesquisas desenvolvidas na UFPI; Ética e Bioética nas pesquisas; Resolução CNS nº 510/2016 que trata dos procedimentos metodológicos Característico das áreas de Ciências Humanas e Sociais; Resolução CNS nº 466/2012 com as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos; Critérios de avaliação ética; além de uma mesa-redonda com coordenadores e membros dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) de Teresina sobre impasses e desafios para os comitês em pesquisa envolvendo seres humanos.

Segundo a Coordenadora do Comitê de Ética da UFPI, Maria do Socorro Ferreira, os Comitês de Ética em Pesquisa são essenciais. “Eles possuem como objetivo preservar os participantes da pesquisa, sua integridade física, moral e social, garantindo assim o relacionamento de integridade mútuo entre participantes e pesquisadores. O Comitê de Ética tem um papel construtivo e educativo, que fomenta a reflexão em torno da ética nas ciências”, afirma.

Hoje a Universidade Federal do Piauí dispõe de Comitês de Ética em todos os campi, o que agiliza o atendimento da demanda. O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, comenta sua importância. “A pesquisa não pode funcionar bem se não houver o acompanhamento do Comitê de Ética, por isso a UFPI realiza esse trabalho para dar todo o apoio necessário ao pesquisador para que ele tenha condições de realizar seu trabalho obedecendo toda a legislação com acompanhamento do Comitê de Ética em Pesquisa”, aponta.

Compartilhar