UFPR – Andifes cobra ações de parlamentares em Brasília ante à situação orçamentária vivida pelas IFES

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes), Ricardo Marcelo Fonseca, participou, juntamente com a diretoria da associação e representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), de audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

Os principais temas debatidos na reunião, realizada na tarde da última terça-feira (3), foram a difícil situação orçamentária vivida pelas instituições públicas de ensino e seus impactos, bem como a necessidade premente do desbloqueio de recursos de custeio. A iniciativa foi articulada pela deputada Margarida Salomão, em nome da Frente Parlamentar de Valorização das Universidades e Institutos Federais.

“A situação orçamentária das IFES foi o tema principal de nossa conversa com o presidente da Câmara, que se comprometeu a estudar esta questão e atestou a importância do trabalho desenvolvido nas universidades públicas”, conta Ricardo Marcelo.

O presidente da Câmara reconheceu a gravidade da situação, pontuando, porém, que ela se estende a todo o serviço público. Ainda assim, Maia mostrou compreender a relevância específica da conjuntura das universidades e institutos federais, comprometendo-se a imprimir esforços para o levantamento preciso do cenário orçamentário federal e das possíveis soluções para o ensino superior.

Além de Maia, outros parlamentares estiveram presentes na reunião, que abordou, ainda, outros temas relacionados a esse contexto. A Andifes espera que o encontro resulte em desdobramentos efetivos em breve.