UFPR aprova moção em defesa da educação pública

O Conselho Universitário (Coun) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovou em unanimidade moção em defesa da educação e das universidades públicas nesta quinta-feira (30). Na sessão, o Coun, como órgão máximo para a definição das políticas internas da UFPR, destacou que “reafirma seu compromisso com a universidade pública gratuita, autônoma, democrática e inclusiva e repudia quaisquer medidas que rompam com esses princípios e continuará a erguer a bandeira em defesa da educação”. No texto da moção, o Conselho ainda “expressa seu apoio às mobilizações pelo cumprimento do dever do Estado, definido constitucionalmente, de garantir a educação pública superior de excelência, a partir de questões democráticas, com pluralismo de ideias e garantia do padrão de qualidade”.

Confira abaixo o texto completo da moção:

O Conselho Universitário (Coun) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) manifesta sua extrema preocupação com a sucessão de fatos recentes que configuram efetiva ameaça ao funcionamento das instituições federais de ensino superior e, por consequência, à continuidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão, com prejuízos à soberania nacional, ao próprio desenvolvimento do País e à formação de gerações de brasileiros/as.

Os severos cortes orçamentários que atingiram as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e Institutos Federais, o corte de bolsas de pós-graduação, a subtração iminente de funções gratificadas das instituições de ensino e as ações que restrinjam o princípio da autonomia universitária acabam por atacar e desqualificar instituições que sempre foram a base da civilidade e do avanço do país, e que fazem parte de qualquer projeto de futuro de nação.

Como órgão máximo para a definição das políticas internas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Conselho Universitário (Coun) reafirma seu compromisso com a universidade pública gratuita, autônoma, democrática e inclusiva e repudia quaisquer medidas que rompam com esses princípios e continuará a erguer a bandeira em defesa da educação. Expressa ainda seu apoio às mobilizações pelo cumprimento do dever do Estado, definido constitucionalmente, de garantir a educação pública superior de excelência, a partir de questões democráticas, com pluralismo de ideias e garantia do padrão de qualidade.

Assista abaixo à matéria produzida pela UFPR TV:

Vídeo – Informa | Protocolo de intenções com a Secretaria de Justiça