UFPR – Com 11 mil alunos matriculados na primeira fase de período especial, matrículas do segundo ciclo começam sábado (18)

Estão abertas a partir das 12h deste sábado (18) até 17h da próxima quarta-feira (22) as matrículas nas turmas ofertadas para o Ciclo 02 do período especial, que  serão ministradas totalmente de forma remota, no contexto de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. No primeiro ciclo, mais de 80 cursos ofertaram aproximadamente 660 turmas, com cerca de 11.000 alunos se matriculando. O procedimento deverá ser feito via SIGA e no Portal do Aluno.

Somente os acadêmicos interessados em cursarem as disciplinas aprovadas e ofertadas em seus cursos participam do período especial, que não é obrigatório. Esta foi uma alternativa debatida e proposta pela universidade durante a pandemia. “Lembramos sempre que é uma situação emergencial, extraordinária e que não queremos que se transforme no novo normal. O que nós queremos é o retorno, quando possivel, à nossa normalidade, que é a educação presencial“, explica o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, Eduardo Barra. Apesar disso, ele se diz satisfeito com os números, que refletem o engajamento da comunidade unversidade.

O professor ainda destacou o intenso trabalho institucional, que envolveu todos os segmentos da universidade e que, para ele, foi amplamente captado por todos. Barra mencionou o papel dos professores, que são o primeiro passo para o processo se efetivar, quando decidem oferecer a disciplina remotamente. “Enquanto não for possível agirmos de outra forma, vamos nos manter ativos e conscientes do nosso papel como instituição inovadora”.

Para ajudar os acadêmicos a sanarem suas dúvidas, a Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) tem um novo canal de informações para a comunidade acadêmica reforçando aspectos do período especial e respondendo dúvidas da comunidade acadêmica.

A recomendação é para que os acadêmicos estejam atentos as informações dadas pelo coordenação do seu curso para se planejarem para a matrícula e gestão de carga horária. A participação no período especial é totalmente voluntária.

A UFPR também se organizou para lidar com outros desafios do ensino em tempos de pandemia a partir de uma série de ações. A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) tem ações de inclusão digital e apoio psicológico aos acadêmicos. A Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD) acompanha os estudantes quilombolas, indígenas e migrantes refugiados, além das pessoas com deficiência e com transtornos globais de desenvolvimento.

Já o sistema de bibliotecas fornece orientações para acesso a base de dados e bibliografia. A Prograd oferece, ainda, assistência aos docentes e o acompanhamento das unidades administrativas, além de ser responsável pela plataforma UFPR Virtual e pelo Programa Emergencial de Monitoria Digital.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao novo coronavírus

Notícia publicada no dia 14/07 e republicada, em versão integral, dia 17/07