UFPR coordena evento internacional sobre mudanças ambientais e doenças alérgicas

O I Workshop sobre Poluição, Mudanças Ambientais e Pólen: impacto nas doenças alérgicas será realizado em Curitiba, no mês de abril, e está sob coordenação do professor do curso de Medicina e médico alergista no Hospital de Clínicas da UFPR, Nelson Augusto Rosário Filho. A iniciativa é da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), como parte para Semana Mundial de Alergia, promovida pela World Allergy Organization (WAO).

É a primeira vez que o evento é organizado no país e contará com especialistas de diversos estados brasileiros, além de profissionais da Suécia e da Itália. A conferência de abertura do workshop, dia 08 de abril, discutirá o tema Mudanças Climáticas e o Impacto no Brasil, proferida pelo professor Francisco Mendonça – do Departamento de Geografia e do Programa Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR.

Outros docentes da Universidade integram a programação do evento, que se estende até dia 09 abril. Professor Nelson Augusto, além de coordenar a iniciativa, também ministra a discussão sobre Polinose em Curitiba; como parte da conferência sobre Doenças Alérgicas a Pólens, os docentes Karin Braun (Departamento de Patologia) e Carlos Riedi (Departamento de Pediatria) falam sobre alguns enfoques dentro de suas áreas; Carlos Riedi ainda trará como assunto o tratamento farmacológico da asma; e o professor do mestrado em Saúde Coletiva, Herberto José Chong Neto, tratará sobre novos fármacos para rinite alérgica.

As inscrições para o workshop já estão abertas e devem ser feitas pelo email alergia@unicacuritiba.com.br. Estudantes, residentes e pós-graduandos participam gratuitamente (com limite de 100 vagas). Programação completa e outras informações estão disponíveis em www.asbai.org.br/imageBank/workshop_asbai_-_2016_(2).pdf.