UFPR – Crianças passam dia na universidade em projeto do curso de Enfermagem

Crianças conhecerem o campus e participaram de atividades (Foto: Divulgação/Sucom)

Cerca de 70 crianças e jovens de 10 a 12 anos de uma escola estadual de Curitiba vivenciaram, na prática, um dia na Universidade. A experiência faz parte de um projeto de qualidade de vida e saúde mental promovido junto ao Departamento de Enfermagem, realizado nesta sexta-feira, no campus do Botânico. A proposta foi adaptada do projeto de extensão Corrente de Humanização e Acolhimento Mútuo entre Acadêmicos (CHAMA), voltado para o público universitário.

Segundo a professora Vanessa Antunes de Oliveira, a demanda surgiu a partir do estágio de uma das acadêmicas de licenciatura em Enfermagem. Como os relatos sobre ansiedade e automutilação eram muito presentes, a equipe pediu que a universidade pensasse em ações para trabalhar aspectos relacionados à saúde mental. “Nos últimos anos fazíamos atividades relacionadas à alimentação, exercício físico, mas dessa vez houve uma demanda para falar sobre isso”, explica.

O Chama, que já é tradicional, tem o objetivo de levar atividades como ioga, dança e teatro para os estudantes de graduação. O Chaminhas nasceu com a proposta de oferecer atividades que promovam um ambiente agradável também para as crianças. Durante a tarde, elas participaram de diversas atividades, como vivenciar um dia de cientista, passear pelo campus Botânico, fazer teatro, dança e capoeira.

Eles também deixaram seus agradecimentos na “árvore da gratidão”, que estimula as pessoas a pensarem na felicidade a partir do que elas possuem, além de terem acesso à avaliação antropométrica e verificação da carteira de vacinação. A turma ainda recebeu um certificado por ter passado um dia na universidade. “A proposta foi proporcionar momentos de lazer, bem estar e diversão para contemplar esse aspecto da saúde”, reforça a professora, que pretende expandir a ideia para outras escolas. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail chamaufpr@gmail.com.