UFPR divulga resultado do Vestibular 2015/2016

No maior vestibular de sua história, Universidade firma seu papel dentro do estado com 77% dos aprovados nascidos no próprio Paraná

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou, na tarde desta sexta-feira (08) – uma semana antes do prazo previsto em edital -, a relação dos estudantes aprovados no Vestibular 2015/2016.

Reunidos no campus Agrárias, onde fica a sede do Núcleo de Concursos (NC), muitos estudantes aguardavam pela lista, que foi homologada no local pelo reitor Zaki Akel Sobrinho. O site do NC, a UFPRTV e o aplicativo oficial +UFPR também divulgaram os nomes simultaneamente.

 

Quem são?

O perfil dos novos calouros da UFPR evidencia o papel da Universidade dentro do estado. Dos 4.856 candidatos aprovados, 82% residem no Paraná e 77% nasceram no estado. Ainda de acordo com dados do Núcleo de Concursos, 41% dos aprovados afirmaram possuir renda total familiar de até três salários mínimos por mês.

Pelo sistema de cotas, implantado a partir de lei federal, conquistaram aprovação 2.377 candidatos provenientes do ensino médio de escolas públicas. Até 2014, a Universidade veio implantando gradualmente a reserva de vagas determinada por lei, chegando ao Vestibular 2015/2016 com total de 50% das vagas destinadas ao sistema – que ainda prevê, dentro desses 50%, recortes proporcionais de acordo com renda familiar e raça/etnia.

“Este é o vestibular pelo qual tivemos a oportunidade de proporcionar a maior inclusão social e racial da história da UFPR. Ao vermos que os estudantes paranaenses não desperdiçaram o momento, conquistaram sua aprovação e preencheram 49% dos 50% destinados a eles, percebemos que a decisão pelo sistema mostrou-se acertada e de contribuição fundamental para maior democratização da universidade pública”, afirmou o reitor Zaki Akel durante divulgação do resultado.

Contrariando a maior concorrência desta edição do processo seletivo, o candidato que garantiu a melhor colocação geral do Vestibular 2015/2016 não é do curso de Medicina, e sim de Engenharia Civil. Já o segundo lugar ficou com a Medicina (assim como a quinta colocação) e os terceiro e quarto melhores desempenhos foram de estudantes aprovados para Física e Engenharia Química, respectivamente.

 

Matrículas

Os novos calouros devem ficar atentos agora ao calendário de matrículas, que deverão ser realizadas entre os dias 18 e 22 de janeiro, diretamente no campus do curso para o qual o candidato foi aprovado. A consulta individual de data, horário, local e documentação necessária para esse registro acadêmico pode ser feita no site do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br).

Para os alunos da rede pública paranaense, um acordo fechado entre a Universidade e a Secretaria Estadual da Educação oferecerá a oportunidade de um procedimento extraordinário para entrega da documentação que comprova conclusão do ensino médio. Isso porque os estudantes seguem calendário diferenciado em decorrência de greve dos professores do estado em 2015.

No ato de matrícula (nos mesmos dia e horário que os demais aprovados em seu curso), esses alunos devem solicitar à UFPR o documento que levarão à Secretaria Estadual da Educação, a fim de que emitam uma comprovação de conclusão de curso. Esta certificação de que o aluno está devidamente aprovado no ensino médio deverá, então, ser entregue à Universidade até o dia 02 de março.

 

Mais uma chance

Para quem não foi aprovado no vestibular próprio da UFPR, outra oportunidade se abre nesta segunda-feira (11). Pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), a UFPR vai disponibilizar outras 2050 vagas para ingresso em 2016. As inscrições – em âmbito nacional – são abertas nesta segunda-feira (11). Saiba mais sobre a seleção em sisu.mec.gov.br.

ACS – Universidade Federal do Paraná