UFPR – Festival recebe comunidade e tem atrações para todos os públicos

Inicia nesta segunda-feira (23) o 1º Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação, que integra relevantes elementos no âmbito da universidade em uma programação diversificada, com o objetivo de abrir as portas da instituição para a comunidade, apresentando o que nela é produzido de melhor.

O Festival, que se estende até sábado (28), apresenta algumas atrações inovadoras, mas incorpora diferentes eventos que já aconteciam separadamente na instituição. A 11ª edição da Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão (Siepe), a XVII Feira do Livro Editora UFPR e a 38ª Semana Literária & Feira do Livro Sesc constituirão a programação, que também terá eventos culturais e serviços à comunidade.

Uma das novidades será a Feira Gastronômica das Nações, que vai comercializar artesanato e pratos típicos produzidos por estudantes migrantes e refugiados vindos da República Democrática do Congo, do Japão e da Síria. A exposição dos projetos de pesquisa e extensão da UFPR promete ser outro atrativo. As atividades acontecerão no Pátio da Reitoria e estarão presentes já no primeiro dia de evento, a partir das 10h.

Ainda representando a cultura de migrantes e refugiados, a Tenda do Programa Política Migratória e Universidade Brasileira (Pmub) e da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na UFPR apresentará as tradições e a gastronomia de Venezuela, Síria, República Democrática do Congo e Haiti.

Já o Prédio Histórico da UFPR terá, ao longo do dia, uma intervenção artística-museológica na entrada do Museu de Arte (MusA). A segunda-feira também marca o início da XVII Feira do Livro da Editora UFPR e 38ª Semana Literária do SESC Paraná, que funciona até sábado ofertando inúmeros livros com até 50% de desconto. A abertura oficial será às 19h na Praça Santos Andrade.

Às 19h30, o Duo Barroco, composto pelo violinista Matheus Prust e pelo guitarrista Roger Burmester, apresenta-se no Teatro da Reitoria, antecedendo a abertura oficial do evento com a conferência inicial da Siepe, ministrada pela professora Ivana Bentes de Oliveira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Nos dias seguintes, o Festival ainda ofertará cinco oficinas diferentes, palestras, workshops, shows e exibição de filmes. Os participantes poderão aferir a pressão arterial, a glicemia e até fazer testes rápidos de Hepatite B e C nas ações educativas promovidas pelo Hospital de Clínicas. A programação acontece na Praça Santos Andrade, no Campus Reitoria, no Campus Rebouças e no Campus Botânico, em Curitiba. A ideia é potencializar essas atividades – todas gratuitas – e mostrar as ações da universidade para a comunidade.

Confira a programação completa.

Literatura, leitura e cultura marcam presença na Feira do Livro, que integra o 1º Festival UFPR.

Atrações culturais e artísticas para todos os públicos farão parte do Festival UFPR.

Hospital de Clínicas oferecerá testes e ações educativas no Festival UFPR.

Siepe 2019: inscrições abertas para 58 oficinas gratuitas de extensão e cultura em Curitiba; consulte a lista.