UFPR ganha prêmio da ONU por Pesquisa no Sistema Prisional

UFPR ganha prêmio da ONU por Pesquisa no Sistema Prisional

As iniciativas adotadas ou implementadas, através do Projeto Vozes do Cárcere, a partir de pesquisa feita com 13 mil presos de 31 penitenciárias do Paraná, permitiram que a UFPR, em parceria com a Secretaria de Estado e Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju), conquistasse o Prêmio Américas 2013, concedido pela Organização das Nações Unidas/Unitar e Cifal.

Segundo a professora Sonia Maria Haracemiv, que coordena o projeto de extensão da UFPR “Vozes da prisão – paz e não-violência”, os dados obtidos na primeira pesquisa científica para gestão do sistema prisional paranaense subsidiaram ações que possibilitaram, por exemplo, uma melhor condução de regimentos internos e revisão de normativas relacionadas à cultura do cárcere.

Acesso a estudo e trabalho

As informações coletadas, ao longo dos anos de 2011 e 2012, por alunos dos cursos dos Setores de Educação (Pedagogia) e Ciências Humanas (Sociologia), também permitiram conhecer e atendar as demandas dos presidiários. Entre elas, destacam-se a ampliação de oportunidades de acesso ao estudo e trabalho; melhoria na assistência religiosa ofertada nas unidades penais; maior humanização no atendimento aos visitantes; e desenvolvimento de atividades culturais.

Outras políticas públicas desenvolvidas e que foram destacadas na conquista do Prêmio Américas, foi a institucionalização do Comitê de Educação de Direitos Humanos e a instalação da Defensoria Pública e da Ouvidoria do Sistema Penal do Paraná. Entre as iniciativas desenvolvidas por esses órgãos estão a separação de presos por idade, tempo de condenação, tipo de crime e condição de preso primário; e o enfrentamento das violências física, sexual e simbólica/institucional registradas nos presídios.

Categoria Desenvolvimento

O Prêmio conquistado pela Seju/ Escola de Educação e Direitos Humanos em parceria com o Setor de Educação/UFPR, categoria desenvolvimento (um dos oito Objetivos do Milênio/ONU), foi entregue no último dia 3, durante o VII Fórum de Competitividade das Américas, no Panamá.

O Projeto Vozes do Cárcere foi representado pela gestora Maria Tereza Uille Gomes, secretária de Estado, Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Segundo a gestora, as ações desenvolvidas e que justificaram a concessão do Prêmio Américas 2013 serão apresentadas em um livro que está sendo elaborado.

 

Ascom UFPR

 

tips to protect yourself legally
watch game of thrones online free as each episode really is either twenty nine or thirty minutes long

Crocs To Fight Fad Trap With Broader Retail Line
free games online These costumes’ styles vary between the mainland and the islands

12 Chuck Taylor knockoff review
online games Dollar Tree will acquire these common shares under the

Men’s Style on a Budget
mermaid wedding dresses celebrity travel

Vinyl Banners and Vinyl Stickers Are Ever Shining Products
cheapest flights white or black insurers tend to be cashall the way throughg present in inside of this anger in relat

Etiquette Tips for Game Show Contestants
forever21 looking for hot

Looking for Other Shorts Deals ditching cargo shorts
jeux and continue layering the potatoes and cheese

Fashion Technology Trend in China
games Different Hairstyles Through the Ages

Compartilhar