UFPR publica edital que disciplina o vestibular 2009-2010

UFPR publica edital que disciplina o vestibular 2009-2010

O Núcleo de Concursos (NC) da UFPR publicou na última sexta-feira (7/8) o edital de número 6/2009, que disciplina o processo seletivo 2009-2010 da universidade.
 
Conforme o documento, disponível no endereço www.nc.ufpr.br, o período de inscrições terá início às 8 horas do próximo dia 24 de agosto e terminará às 16 horas de 30 de setembro.
 
A taxa custa R$ 72. Candidatos "treineiros", que não concorrem efetivamente às vagas, pagam R$ 70.
 
Candidatos que não têm condições para pagar esses valores podem solicitar isenção, entre os dias 14 e 18 de setembro. Um edital específico, ainda a ser divulgado, irá normatizar os procedimentos quanto aos pedidos de isenção.
 
O total de vagas que serão oferecidas pela UFPR ainda não está definido. O número será divulgado no “Guia do Candidato”, documento que será disponibilizado antes do início das inscrições e que irá complementar o edital.
 
Em 2008, a universidade ofereceu 5.204 vagas —27% a mais do que no ano anterior—, distribuídas em 88 diferentes opções de cursos.
 
A principal mudança em relação ao edital de 2008 diz respeito à utilização do novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que representará 10% do valor final da nota do vestibular. Edições do Enem anteriores a 2009 não serão consideradas.
 
"O candidato que não informar os dados pertinentes à sua inscrição no Enem ou informá-los incorretamente terá seu desempenho final equivalente a noventa por cento da nota calculada", diz o edital.
 
Conforme o documento, 20% do total de vagas são reservadas para alunos que estudaram sempre em escola pública. Outros 20% são destinados a alunos pertencentes ao grupo racial negro que possuam traços fenotípicos que os caracterizem como de cor preta ou parda.
 
A UFPR reserva ainda uma vaga extra em cada curso para pessoas portadoras de deficiência.
 
O processo seletivo também será utilizado para a seleção dos candidatos ao Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Paraná, que também terá um regulamento específico.
 
 
Provas
 
A aplicação das provas será realizada nas cidades de Curitiba e Palotina. Os candidatos aos cursos sediados em Palotina podem optar por realizar as provas em qualquer uma das duas cidades. Os demais fazem obrigatoriamente a prova na capital.
 
A primeira fase do vestibular será realizada no próximo dia 15 de novembro, no turno da tarde, com duração de até 5 horas. A avaliação terá 80 questões objetivas sobre conhecimentos gerais.
 
O conteúdo da primeira fase terá questões de compreensão de português, literatura, matemática, física, química, biologia, geografia, história, língua estrangeira moderna (alemão, espanhol, francês, inglês ou italiano).
 
Já a segunda fase, que acontece nos dias 6 e 7 de dezembro, terá uma prova de compreensão e produção de textos, comum a todos os candidatos, e até duas provas específicas.
 
Os cursos de estatística, matemática e matemática industrial têm ainda uma terceira fase, conhecida como processo seletivo estendido, que se estenderá ao longo do primeiro semestre de 2010.
 
 
Feira
 
A sétima edição da feira "UFPR Cursos e Profissões" —evento realizado anualmente desde 2003 e que reúne estandes de todos os cursos de graduação da UFPR— acontece entre os dias 11 e 13 de setembro.
 
A feira estará aberta das 8 às 18 horas, no campus Jardim Botânico da universidade, localizado na Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632, em Curitiba. A entrada é gratuita e dispensa inscrição ou agendamento prévios.
 
O público-alvo preferencial são alunos do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas.
 
Organizada pela Assessoria de Comunicação da UFPR, a feira "UFPR: Cursos e Profissões" tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Itaipu Binacional, Funpar, Secretaria da Educação do Paraná, além do apoio de três empresas juniores da própria universidade: Agetur, JR Consultoria e Prattica.
 
 
Calendário

24 de agosto
Início do período de inscrições
 
11 a 13 de setembro
Feira UFPR Cursos e Profissões
(www.ufpr.br/cursoseprofissoes)
 
30 de setembro
Término do período de inscrições
15 de novembro
Provas da primeira fase
 
6 e 7 de dezembro
Provas da segunda fase
 
 
Edital do vestibular
http://www.nc.ufpr.br/concursos_institucionais/ufpr/ps2010/documentos/edital062009.pdf
Outras informações sobre o vestibular 2009-2010 da UFPR
http://www.nc.ufpr.br/concursos_institucionais/ufpr/ps2010/center_2010.htm
Feira UFPR Cursos e Profissões
http://www.ufpr.br/cursoseprofissoes
 

Compartilhar