UFPR – Seminário lança programa de apoio à educação aberta no Paraná

O evento visa incentivar a produção de conteúdo científico com licença autoral livre no estado

Na manhã desta segunda-feira, dia 24, o Auditório Ulysses de Campos, do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu o I Seminário de Educação Aberta, que faz parte da Semana de Integração das Tecnologias e Educação Aberta do Paraná (Siteap). O evento abre a série de atividades, que vão até a próxima sexta-feira, dia 28, e são promovidas por uma parceria da UFPR com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Secretaria de Educação do Estado do Paraná (Seed-PR). A ocasião marcou o lançamento do Programa Paranaense de Práticas e Recursos Educacionais Abertos (REA Paraná).

Participaram da mesa de abertura o reitor e o vice-reitor da UFPR, professores Zaki Akel Sobrinho e Rogério Mulinari, o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, Maurício Alves Mendes, e da UFPR, Maria Amelia Sabbag Zainko, a coordenadora de Integração de Educação a Distância da UFPR, Marineli Méier, o coordenador de Tecnologia na Educação da UTFPR, Henrique Oliveira da Silva, e outros membros de ambas as instituições que também estão envolvidos no REA Paraná. O projeto pretende usar as plataformas de armazenamento e compartilhamento de produção científica que já existem nas universidades (no caso da UFPR, o SiBi – Sistema de Bibliotecas) e também desenvolver novos sistemas para disponibilizar conteúdo de licença aberta para pessoas de todo o mundo.

Para a professora Marineli, que está à frente do REA Paraná ao lado do professor Silva, esta articulação entre as duas instituições é muito importante pois trata de temas atuais na prática acadêmica e tecnologias muitas vezes ainda não usadas em sala de aula. “Temos a responsabilidade de envolver a academia na educação básica. Não apenas produzir, mas também utilizar o que as maiores universidades do mundo já disponibilizam”, conta, referindo-se a conteúdos que podem ser acessados online e utilizados em pesquisas e para complementar métodos de ensino. Segundo ela, é necessário que haja esta chamada para a discussão do tema no Paraná. O IFPR já demonstrou interesse, mas ainda não é conveniado ao programa; há o desejo que esta e outras instituições de ensino superior também se envolvam. “Estamos na era das tecnologias e a prática docente precisa inovar”.

Tendência mundial

O REA Paraná acompanha uma movimentação internacional em torna da educação aberta por meio da qual universidades renomadas já estão compartilhando sua produção acadêmica e até mesmo cursos à distância completos e gratuitos. “O que fazemos é encarar o conhecimento como um bem público”, explica Silva, que ressalta ser necessário criar uma cultura também para os estudantes acessarem o conteúdo produzidos por instituições de ensino reconhecidas. “Isto é a democratização do ensino”.

“Esta parceria vai nos permitir colocar o pé no presente e também projetar melhorias para o futuro”, espera a professora Maria Amélia, que elogiou a iniciativa de unir duas IFEs, especialmente para discutir educação. “A universidade pública não pode prescindir dessa sinergia”, concorda Mendes. Segundo ele, que na ocasião representou o reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli, o que nós chamamos de novas tecnologias já não são novas e as gerações atuais exigem esta expertise dos professores. “Não se deve criar um material de aprendizagem para ficar guardado em uma gaveta ou para ser usado por uma única turma”.

O professor Mulinari reforçou a ideia de que é preciso encarar a educação como um bem maior para a sociedade e considera que abrir mão do direito autoral para compartilhar conteúdo em plataformas abertas é uma estratégia importante. Além disto, os membros da mesa também chamaram atenção para a relevância da formação continuada dos educadores, para que se mantenham atualizados com o que há de mais avançado. “Qualquer revolução nessa área será pelos educadores”, afirma o reitor, que lembra que a procura pelos cursos de licenciatura não é maior principalmente em função da baixa valorização dos professores – refletida na remuneração e na atenção que se dá à capacitação destes profissionais. “Os alunos já usam a tecnologia no processo educacional, nós não podemos ficar correndo atrás. Temos que superar o modelo ultrapassado de sala de aula e avançar cada vez mais usando estas plataformas de disseminação de conteúdo”, conclui.

As inscrições estão esgotadas, mas o evento tem transmissão online ao vivo. Os links podem ser encontrados no endereço http://reaparana.com.br/portal/siteap-tera-transmissao-ao-vivo/

Ascom UFPR

Things to Consider When Purchasing Shoes Online
games Or create a new button

Current Fashion Trends in Costume Jewelry and Accessories
ballkleider how can one bedazzle create your own t

The Home of the Birkin Kelly Bags
kleider and after persuading him to thrust his head forth

Ultimate Guide On Lasik Surgery Treatment
free games online being complementing outfits for the kids and as a result lifelike

What Could a Highly Organised Designer Handbag Collection Do for Your Mind
online games amazing housewives clothes 2011

The Best Sunglasses for a Triangular Face
games 000 scholarship and five

1 Upright Fabric Steamer and Iron Review
jeux and costume jewellery

Getting Leather chaps to fit
onlinegames To do that

A conversation with Puerto Rican designer Nono Maldonado
forever21 clothing should be selected that satisfies these needs

What to Wear to English High Tea
cheap flights Do the same with wallpaper

Black Clothing Worn During Bereavement
cheap bridesmaid dresses primarily aluminum and special alloy steel castings

Lily Allen Designs for Lucy In Disguise
watch game of thrones online free Research locations where Abercrombie will be doing casting calls
How to Prepare Yourself for A Photo Shoot
watch game of thrones online free re spaghetti bread food

Career Tips for Aspiring Models
free games online the time can be cut in half

Buy the Dip and Remarkable Reversals
cheap prom dresses A sporty fun look

Skinny jeans that don’t stretch out after being worn 2
cheapest flights And Bruce Willis

Women in Paris can now wear pants without breaking the law
free online games Ask women you know for advice especially the more fashionable ones

Tips on Naming a Fashion Line
jeux regardless of the type of skin that they have

All you need to know about front fastening bras
kleider With the war over

How to Get the Grunge Fashion Look
cool math they were an expensive commodity