Ufra auxilia ação de pulverização no município de Tomé-Açu

Entre os dias 01 e 04 de maio, o município de Tomé-Açu (PA) passou por uma ação de pulverização em locais de maior aglomeração de pessoas. A medida foi tomada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, e teve como objetivo auxiliar no combate ao novo coronavírus, causador da pandemia de Covid-19. A parte técnica da ação ficou sob responsabilidade do professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Carlos Renato Guedes Ramos.

O programa de pulverização buscou higienizar os locais de maior circulação, passando por Quatro Bocas, Ipitinga, Tomé-Açu e vilas Água Branca e Forquilha. O professor Carlos Renato Ramos explica que esses locais foram pulverizados com uma solução contendo hipoclorito de sódio a 2-2,5% (água sanitária comum), na proporção de 20ml por litro de água. A solução, quando usada corretamente, não causa problemas à saúde de pessoas ou animais.

A inciativa seguiu orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que, conforme a Nota Técnica nº 34/2020, que trata sobre os procedimentos para desinfecção de locais públicos durante a pandemia.

Além da Ufra, a ação contou, ainda, com a parceria da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e empresários do município. Alunos da Ufra campus Tomé-Açu Aldair Vaz, Anderson Parente, Matheus Maués e Ramon Silva também participaram da ação. O campus também passou pela desinfecção.

A diretora do campus, professora Ticiane Santos, ressalta a importância do trabalho realizado para a contenção da pandemia na região e reforça à população a recomendação das autoridades sanitárias de permanecer em casa, saindo apenas em casos de necessidades primárias.