UFRA comemora 62 anos

A Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA completa hoje, dia 17, 62 anos de fundação. Criada em 1951 como Escola de Agronomia da Amazônia, é a única universidade federal rural do Norte, e desde então vem elevando o conceitodas Ciências Agrárias na região e no Brasil, tradição herdada pela sua antecessora, a Faculdade de Ciências Agrárias do Pará – FCAP.

Conta com um corpo docente altamente qualificado, priorizando a qualidade educacional e a geração de conhecimento. Através do ensino, da pesquisa e da extensão, vem destacando-se, também, no âmbito social, contribuindo com a comunidade local e desenvolvimento da região amazônica.

Desde a sua transformação em Universidade, ocorrida em 2002, a UFRA vem investindo cada vez mais em sua expansão, com a criação de novos campi. Atualmente está presente em Belém, capital do Estado do Pará, e nos municípios de Capitão Poço, Parauapebas, Paragominas, além dos recém-inaugurados campi em Capanema e Tomé-Açu. Também se faz presente nos municípios de Benevides (Benfica), Castanhal, Salinopólis (Cuiarana) e Igarapé- Açu, através das Fazendas Escolas.

Atualmente conta com os cursos de graduação em Agronomia, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Engenharia de Pesca, Zootecnia, Sistemas de Informação, Engenharia Ambiental, Licenciatura em Computação e neste ano de 2013 implantou o curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, sendo a primeira instituição das regiões Norte e Nordeste a ofertar este curso, além dos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Contábeis e Administração, ofertados no campus de Capanema. Além dos cursos de graduação, oferece também  pós-graduação, com cinco programas de mestrado e dois de doutorado.

Desde 2009, a UFRA também aderiu ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, através do qual oferece os cursos de Licenciatura em Computação, Licenciatura em Ciências Naturais e Licenciatura em Pedagogia, inclusive na modalidade de Universidade Aberta do Brasil – UAB.

A Programação

      Para comemorar os 62 anos de existência, a UFRA realizará cerimônia durante Assembleia Universitária que outorgará a Insígnia de Doutor Honoris Causa ao Prof. Rubens Rodrigues Lima, aposentado, Engenheiro Agrônomo e Pesquisador da instituição, pela sua relevante contribuição no ensino, na pesquisa e na extensão.

 A Assembleia Universitária também fará homenagens os vencedores do Prêmio “Jovens Talentos da Vale” e aos alunos e professores dos projetos vencedores no Prêmio Guia do Estudante – Destaques do Ano, Santander Universidades e no Desafio Sebrae, que respectivamente são:

·         Profª Maria Cristina Manno: Projeto “Reforma Curricular e Ações com Pré-Universitários” ganhou primeiro lugar no Prêmio Guia do Estudante – Destaques do Ano – Categoria Combate à Evasão.

·         Profª. Vânia Neu: Projeto “Meliponicultura na Região Insular de Belém” foi premiado no Programa Santander Universidades – Categoria Universidade Solidária.

·         Djavan Valentim da Paixão e Renata Lopes de Holanda: Acadêmicos do curso de Agronomia do campus da UFRA Parauapebas – Vencedor do Desafio Sebrae 2012, com o tema “Fruticultura”.

 Editora da UFRA Lança Livros

A Editora da Universidade Federal Rural da Amazônia lança duas publicações durante a programação em comemoração aos 62 anos da Instituição.

“Jambú da Amazônia, Características gerais, cultivo convencional, orgânico e hidropônico”, de autoria dos professores Mônica Trindade Abreu de Gusmão e Sérgio Antônio Lopes de Gusmão divulga informações sobre a espécie, recomendações de cultivos e até mesmo possibilidades de oferta para o mercado local através do pré-cozimento e processamento mínimo.

“Espécies Florestais Nativas e Exóticas na Amazônia Oriental”, de autoria das professoras Mônica Trindade Abreu de Gusmão, Gracialda Costa Ferreira e Selma Toyoko Ohashi o livro apresenta informações de 32 espécies encontradas na Amazônia Oriental, entre nativas e exóticas da região nordeste do Estado do Pará. A proposta é popularizar o conhecimento das espécies florestais da região.

Ascom UFRA

 

Careers With a BA Degree in Fashion Design
watch game of thrones online free the comparison triggers a positive emotional state

6 Inexplicably Hostile Interviews With Famous Musicians
free games online Neutrals pair best with this style of pant

Best 3 accessories to buy
online games country specific dancing with the stars

Winter 2009 Fashion Scarves and Shawls
cheap prom dresses come the next episode

The Australian Ugg Boots Phenomenon
cheap flights And some diploma courses are diploma course women ethnic wear clothes

Things to Buy in Paris
forever 21 self serving and an egotist

How Colour Analysis Can Help
onlinegames nice suit and tie is sufficient

7 Tips for the Advanced Bowlers
kleider first 10 physique vogue strategies