UFRA – Evento apresenta opções de bolsas de intercâmbio no Japão

Bolsas para níveis de graduação, pós-graduação, cursos profissionalizantes e escola técnica: estas são algumas das opções para pessoas interessadas em fazer intercâmbio no Japão gratuitamente. Com o objetivo de apresentar o país como destino para estudantes brasileiros, a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), por meio da Assessoria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (ACII), e o Consulado do Japão em Belém promovem o evento “Internacionalização e oportunidades no Japão”, a ser realizado no dia 05 de dezembro. O evento ocorrerá no Campus da UFRA, em Belém, a partir das 10h, no Auditório do ICIBE, paralelamente à programação do I Seminário de Integração da UFRA.

O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade. Na ocasião, serão apresentadas as oportunidades de intercâmbio voltadas para alunos da UFRA, uma vez que a Universidade mantém uma parceria com a Universidade Tokyo Nodai desde 2013, por meio da qual oferta bolsas de curta e longa durações. A parceria se dá através do Programa Re-inventing Japan Project da universidade japonesa, que busca formar líderes nas áreas de alimentação, agricultura e meio ambiente na América Latina. Por meio da parceria, diversos alunos de graduação da UFRA já participaram tanto de eventos de curta duração quanto de graduações-sanduíche na Tokyo Nodai. Há, ainda, oportunidade de pós-graduação para egressos da UFRA.

Durante o evento, o Consulado do Japão também apresentará ao público as Bolsas de Estudos do Governo do Japão, ofertadas por meio do Ministério de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT) e abertas e todos os brasileiros. Conhecidas como Monbukagakusho, essas bolsas abrangem oportunidades para graduação, pesquisa (pós-graduação), escola técnica, cursos profissionalizantes e treinamento de professores dos ensinos fundamental e médio.

Além de informar os participantes a respeito das diversas opções de bolsas, o evento também contará com depoimentos de ex-bolsistas do Japão e relatos de suas experiências culturais e de estudo no país. Haverá também uma exposição de fotos dos ex-bolsistas e artefatos típicos do Japão.

Inscrições – As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online, através deste LINK, ou na hora evento. O encontro terá duração de 2 horas, e os participantes receberão certificado digital de participação.
Programação:

9h – Exposição de fotos e artefatos do Japão;
10h – Abertura;
– Relato de ex-bolsistas do Programa Re-inventing Japan Project (bolsas de curta e longa duração);
– Bolsas Tokyo Nodai para alunos da UFRA – Luma Pontes (Secretária Executiva da ACII);
– “Japão: uma experiência cultural” – Jussara Kishi (Jornalista da Ascom/Ufra);
– Bolsas MEXT/Monbukagakusho – Rosa Kamada (Consulado do Japão em Belém);
12h – Encerramento