UFRA lança cartilhas sobre tecnologias voltadas a ribeirinhos

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Pará (SECTET), fará, no dia 14 de março de 2019, o lançamento oficial de duas cartilhas, referentes à Série Sustentabilidade: “Banheiro Ecológico Ribeirinho: Uma Alternativa de Saneamento Para Comunidades Rurais Amazônicas” – 2ª Edição; e “Água da Chuva: Vida e Saúde que Vem dos Céus da Amazônia” – 1ª Edição.

As publicações, da Editora da Universidade (EdUfra), são fruto do projeto “Segurança Hídrica e Saneamento Básico Descentralizado, Por Meio de Tecnologias Sociais na Região Insular de Belém”Ambas trazem alternativas de saneamento voltadas a populações carentes. O projeto é cadastrado junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (PROPED) da Ufra e é desenvolvido pelo Laboratório de Hidrobiogeoquímica, sob coordenação da Profa. Vania Neu, com apoio do Programa Ufra na Reforma Agrária e da Embrapa. O evento de lançamento será realizado às 9h da manhã, na comunidade do Furo Grande, localizada na Ilha das Onças (Barcarena, Pará), onde o projeto é desenvolvido. 

A primeira edição da cartilha sobre o Banheiro Ecológico Ribeirinho (BER) foi lançada em 2017. A publicação ensina, de forma didática e ilustrada, como construir esta tecnologia social, que é uma alternativa de saneamento básico simples e barata, com vistas a suprir as necessidades dos moradores do meio rural, prevenindo diversas doenças. O banheiro reduz a contaminação da água e do solo, impedindo que animais entrem em contato com os dejetos, e ainda serve como adubo orgânico para as plantas. A criação do banheiro utiliza um reservatório que, posteriormente, tem os dejetos transformados em adubo a partir da compostagem, com o auxílio de serragem, adubo animal e folhagem.

Já a cartilha sobre água da chuva é inédita. A publicação trata sobre a aplicação de uma tecnologia social de captação de água de chuva para aproveitamento em atividades humanas. A cartilha conta, de forma ilustrativa, o trabalho realizado na comunidade do Furo Grande, fruto de uma parceria entre a Ufra e a comunidade. Há relatos de moradores da própria comunidade sobre como esses sistemas influenciaram em uma mudança na qualidade de vida dos beneficiários. Além disso, a cartilha traz informações sobre como construir os sistemas e também os materiais necessários, bem como valores. 

A cerimônia de lançamento, na Ilha das Onças, contará com participação de moradores beneficiados pelos sistemas, alunos e docentes da Ufra participantes do projeto, membros da EdUfra e representantes da SECTET.

A cartilha “Banheiro Ecológico Ribeirinho: Uma Alternativa de Saneamento Para Comunidades Rurais Amazônicas”conta com autoria de Vânia Neu, Maria Gabriella da Silva Araújo, Leandro Frederico Ferraz Meyer, Silvio Levy Franco Araújo, Victor Martins Guedes e Bianca Cristina Cirino Saraiva. Já a cartilha “Água da Chuva: Vida e Saúde que Vem dos Céus da Amazônia” tem autoria de Vânia Neu, Victor Martins Guedes, Leandro Frederico Ferraz Meyer, Maria Gabriella da Silva Araújo, Lucas Mota Batista, Ian Rodrigues Brito, Fernanda do Socorro Cruz do Carmo, Kevlyn Edilson Alves Santos, Ivana Cristina Correa Sarmento e Domickson Silva Costa. Ambos contam com ilustrações de Thiago Sena Dantas de Oliveira.