UFRA – Livro orienta pequenos produtores sobre armazenamento de grãos

O Brasil produz anualmente mais de 200 milhões de toneladas de grãos, número este que continua crescendo. Porém, de acordo com a Sociedade Nacional de Agricultura, o armazenamento inadequado pode ser o responsável por perdas em torno de 15% da produção. O problema atinge de maneira mais intensa os pequenos produtores, que respondem por uma grande parte da produção desse tipo de alimento.

Buscando orientar os pequenos produtores nesse sentido, o agrônomo Sérgio Brazão e Silva e os docentes Altevir Lobato de Melo e José Albuquerque, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), elaboraram o livro “Armazenamento, Proteção de Grãos e Controle Orgânico em Pequenas Propriedades”. A publicação será lançada oficialmente pela EDUFRA nesta quinta-feira, 07, na XXII Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém.

Segundo Sérgio Brazão, “produzir alimentos não é tarefa fácil porque os produtores travam uma luta constante contra pragas e doenças durante a produção”. Na pró-produção, também existe uma grande etapa a ser vencida, que é o armazenamento. “Você tem todo aquele esforço na produção e depois precisa armazenar por um tempo até entregar aos revendedores. Nesse período, o produto não pode ser alterado nem consumido por insetos ou roedores ou atingido por diversos agentes, como a umidade”, explica.

O objetivo do livro é oferecer aos donos de pequenas propriedades que trabalham com grãos, tais como feijão, feijão-caupi, arroz e soja, alternativas de cuidados para que o índice de perda seja o menor possível, que permitam ao agricultor armazenar a produção sem alterá-la.

“Essas práticas levam ao uso de defensivos, que a sociedade costuma chamar de agrotóxicos porque no Brasil o controle sobre esses produtos é muito ruim. Mas existem situações em que a gente também pode usar os defensivos orgânicos, por isso nós colocamos no livro várias receitas, que foram testadas por nós na fazenda-escola de Igarapé-Açu. Ressaltamos que, se usado sabiamente, o defensivo inorgânico tem sua utilidade, porém hoje também temos alternativas orgânicas. O que nós queremos é que o agricultor escolha sabiamente o que ele vai precisar e o que ele pode usar”, destaca.

SERVIÇO – O lançamento do livro “Armazenamento, Proteção de Grãos e Controle Orgânico em Pequenas Propriedades” será no dia 07 de junho de 2018, às 20h, no estande da EDUFRA (números 29 e 30). A XXII Feira Pan-Amazônica do Livro ocorre no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, e segue até o dia 12.