UFRA realiza ação social e recebe visita de crianças

Como parte das ações propostas durante o II Seminário de Gestão Pública, realizado de 07 a 09 de novembro, a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Campus Belém, recebeu na última terça-feira (20) a visita de crianças da Creche Betinho, localizada no bairro da Terra Firme, em Belém.

A ação, organizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio da Divisão de Capacitação e Desenvolvimento (DCAD), proporcionou às crianças uma manhã educativa e interativa, com visita técnica para conhecer alguns projetos da Ufra, tais como o Museu de Zoologia, o Aquário, o Laboratório de Entomologia (Borboletário), os setores de Cunicultura (Coelhos) e Suinocultura (Suínos) e o Centro de Pesquisas em Caprinos e Ovinos do Pará (CPCOP). As crianças participaram de contação de histórias e receberam a doação de mais de 100kg de alimentos, 60 itens de higiene pessoal e brinquedos, todos arrecadados durante o seminário.

Para o Pró-Reitor Adjunto de Gestão de Pessoas, Victor Oliveira, a ação busca apresentar para a comunidade, principalmente moradores do entorno da Ufra, o que a universidade tem de melhor. “É uma forma de aproximar as crianças desse meio rural, que é a expertise da Ufra. Paralelo a isso, temos o interesse em mobilizar os servidores da casa, para apresentar à comunidade o que eles produzem. É uma forma de estimular o voluntariado, o contato com o público e com essas crianças que podem, futuramente, se tornar alunos da universidade”.

A Creche Betinho é um projeto social iniciado em 1994 para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social do bairro da Terra Firme, que possui um dos maiores índices de criminalidade da capital paraense. No local, cerca de 80 crianças de 3 a 6 anos têm aulas de maternal e Jardins I e II. Além de serem alfabetizados, os meninos e meninas participam de atividades educativas na brinquedoteca, área de lazer e fazem três refeições diárias.

Professora da creche, Andreia Campos conta que a visita à Ufra certamente foi uma experiência marcante para todas as crianças. “Essa visita é muito importante para o aprendizado e a formação dele e daqui eles vão levar uma pouco de tudo. A experiência no Museu de Zoologia foi surpresa; eles nunca tinham chegado tão próximos desses animais e vão sempre lembrar dessa experiência única. Espero que essa troca não fique só no agora, mas que possa produzir outros frutos entre a creche e a universidade”, declara.