UFRB abre inscrição para programa de mobilidade nacional

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) abre as inscrições para o Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica entre Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) para o semestre 2019.1.

As inscrições se estendem até o dia 19 de outubro. A relação de universidades e centros de ensino participantes do Programa Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) de Mobilidade Acadêmica abrange todas as regiões do País.

A mobilidade acadêmica destina-se a alunos de graduação da UFRB, regularmente matriculados, que poderão se afastar da UFRB por até dois semestres, prorrogável por mais um, para outra instituição de ensino superior conveniada. O edital da PROGRAD não prevê limite de vagas para os interessados.

Não há previsão de ofertas de bolsas para a realização de mobilidade no semestre letivo 2019.1, com o fim do convênio entre a ANDIFES e o Banco Santander.

O aceite do aluno selecionado ficará a critério exclusivamente da IFES anfitriã, dependendo da disponibilidade e da possibilidade de matricula na atividade pretendida.

Sobre o convênio

Em termos práticos, a mobilidade acadêmica nacional é a possibilidade do aluno participar de um intercâmbio para realizar estudos em outras Instituições de Ensino Superior ou Centros de Pesquisa Federais, no Brasil, que tenham convênio de cooperação com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), intermediados pela ANDIFES.

Conheça os termos, a documentação necessária e a ficha de inscrição acessando o Edital PROGRAD nº 39/2018.

Mobilidade para a UFRB

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) abre o prazo de inscrição para alunos de outras instituições federais de ensino superior e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) para ingressarem em seus cursos de graduação para o semestre 2019.1.

O semestre 2019.1 é previsto para iniciar em 25 de março de 2019.

As inscrições se estendem até às 23h59min do dia 30 de novembro de 2018.

O aluno de graduação de outra universidade poderá realizar a mobilidade para a UFRB por até dois semestres, prorrogável por mais um, de acordo com os critérios estabelecidos em cada convênio e concordância da instituição de origem e de destino. Não há limite de vagas para a mobilidade.

O aceite do aluno selecionado ficará a critério exclusivamente dos Colegiados de Cursos da UFRB, dependendo da disponibilidade e da possibilidade de matricula na atividade pretendida.

Não há concessão de subsídios (bolsa, custeio de viagem, estadia, alimentação, seguro, entre outros) para os alunos envolvidos na mobilidade para a UFRB.

Para ter acesso aos programas/ementas dos componentes curriculares dos cursos de graduação da UFRB, os alunos deverão entrar em contato com o Colegiado do Curso de destino e solicitá-los. Os contatos de cada Colegiado e parte dos PPCs (Projeto Pedagógico do Curso) podem ser obtidos no site https://ufrb.edu.br/portal/graduacao.

Confira datas, documentação e normais no Edital PROGRAD nº 40/2018.

Mais sobre o assunto da mobilidade nacional:

https://ufrb.edu.br/nuprop/programa-de-mobilidade-estudantil

http://200.130.15.52mob-academica

Veja mais no Edital PROGRAD nº 39/2018.

Confira o Edital PROGRAD nº 40/2018.