UFRB abre seleção para aluno regular do Mestrado em Política Social e Territórios

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) e do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), torna público o processo seletivo para aluno regular para o Programa de Pós-Graduação em Política Social e Territórios (POSTERR), nível Mestrado, para ingresso no semestre 2019.1.

Os interessados devem realizar a inscrição pessoalmente no Prédio do Hansen Bahia, em Cachoeira, ou encaminhar a documentação via postal (exclusivamente SEDEX), no período de 10 de dezembro a 04 de janeiro. Podem participar da seleção graduados de Serviço Social e de áreas afins, com competência teórica, crítica e generalista nas áreas de gestão, formulação, implementação, análise e avaliação de políticas sociais.

Ao todo, são ofertadas 10 vagas, sendo cinco para a linha de pesquisa Políticas Sociais e Territórios e cinco para a linha de pesquisa Trabalho, Direitos e Serviço Social, podendo haver redistribuição das vagas. Um das vagas está reservada, caso necessário, a servidor técnico-administrativo da UFRB, conforme Resolução CONSUNI 002/2009. Também há reserva de duas vagas para candidatos autodeclarados negros, uma vaga para pessoas com deficiência e uma vaga para indígenas, quilombolas ou pessoas trans, conforme Resolução CONAC 033/2018.

O processo seletivo será constituído pelas seguintes etapas: prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, com peso 4; anteprojeto de pesquisa, de caráter eliminatório e classificatório, com peso 4; entrevista e análise do currículo, de caráter eliminatório e classificatório, com peso 2, e prova de língua estrangeira, de caráter classificatório. O resultado final será divulgado no dia 21 de fevereiro no site do CAHL, após todas as etapas.

Sobre o programa – O POSTERR foi recomendado na 180ª reunião do Conselho Técnico Científico da Educação Superior da CAPES (CTC-ES), ocorrida entre os dias 17 a 19 de outubro de 2018. Essa é a primeira seleção do curso, que será ofertado no CAHL, campus de Cachoeira.

O programa tem por objetivo geral formar recursos humanos qualificados para o ensino superior, a pesquisa, a produção de conhecimento, o planejamento, a gestão, a análise e execução de políticas sociais, fomentando a produção e difusão de conhecimento sobre questões referentes às políticas sociais em âmbito nacional, regional e local, em uma perspectiva totalizante, histórica e culturalmente referenciada.

Confira o Edital Retificado Nº 01/2018 – POSTERR.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/cahl.