UFRB – Ações de ciência e cultura confirmam compromisso com o Recôncavo

Pró-reitora Ana Loyola dá início ao evento, ao lado do reitor Fábio Josué e da pró-reitora de Extensão, Tatiana Velloso.

Pró-reitora Ana Loyola dá início ao evento, ao lado do reitor Fábio Josué e da pró-reitora de Extensão, Tatiana Velloso.

Em mais uma edição da sua Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura (Reconcitec), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento regional a partir de debates e ações que movimentaram toda a comunidade acadêmica. A cerimônia de abertura da V Reconcitec aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 16, no auditório da Biblioteca do campus Cruz das Almas. A superação dos desafios orçamentários e a importância do evento para o Recôncavo foram destaques dos discursos.

A cerimônia teve início com a apresentação do Coral da UFRB, que executou o Hino Nacional e canções populares. Em seguida, o reitor Fábio Josué deu boas vindas aos participantes em nome da instituição. Ele destacou o gigantismo do evento traduzido nos números de 2.647 inscritos e 1.077 trabalhos apresentados, além de um conjunto de atividades incluídas na programação: conferências, mesas redondas, oficinas, seminários, exposições, dentre outras. “A Reconcitec é o maior evento da UFRB e, sem dúvida, o maior evento científico do Recôncavo. É um momento privilegiado para socialização da produção acadêmica da universidade e congraçamento de diversas áreas do conhecimento”, disse o reitor.

Fábio Josué destacou ainda a importância do evento sobretudo diante das atuais dificuldades orçamentárias que se impõem às universidades públicas federais. Para ele, a UFRB já se constituiu num patrimônio do Recôncavo e da Bahia, mas hoje se vê ameaçada pelo cenário de bloqueio de verbas, e voltou a afirmar a V Reconcitec como uma marca de resistência e superação deste contexto. Ao final, parabenizou a comissão organizadora por viabilizar parcerias que tornaram possível a realização do evento, com uma programação diversificada.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação, Ana Cristina Loyola, ressaltou que o evento foi realizado a partir de “soluções criativas” que ajudaram a superar as expectativas. Dentre elas, destacou o número recorde de trabalhos de estudantes da pós-graduação, que alcançou a marca de 94 inscritos no XIII Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (SEPIP), evento incorporado à programação da V Reconcitec. “Essa reunião representa uma grande oportunidade para divulgação do resultado das pesquisas da UFRB nas diferentes áreas do conhecimento”, afirmou a pró-reitora.

A pró-reitora de Extensão, Tatiana Velloso, falou sobre a importância de integrar as ações extensionistas ao evento, a exemplo do IV Simpósio de Extensão e da VII Feira Acadêmica de Economia Solidária (FAESOL), e convidou a todos a discutir a curricularização da extensão na UFRB, temática de uma das mesas redondas programadas para o segundo dia de atividades.

Também estiveram presentes na mesa de abertura do evento a professora Fátima Aparecida Silva, representante da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), e o vice-prefeito de Cruz das Almas, Max Passos, representando a Prefeitura Municipal.

O pesquisador Gilmar Santos fala sobre Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável na Bahia.

O pesquisador Gilmar Santos fala sobre Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável na Bahia.

Conferência de abertura – O cientista Gilmar Souza Santos, pesquisador de Economia Agrícola e Ambiental do Núcleo de Ações Estratégicas (NAE) e Supervisor de Desenvolvimento Institucional (NDI) da Embrapa Mandioca e Fruticultura, foi o convidado da conferência de abertura da V Reconcitec. Em sua fala, abordou o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável na Bahia”, escolhido com base na 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Assista a conferência completa na transmissão online do evento.

A programação da V Reconcitec termina nesta quinta, 17. Durante todo o dia, haverá apresentações de trabalhos, debates temáticos e programação cultural. O encerramento será às 21h, no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI).

O evento é realizado pela UFRB, com apoio do Governo do Estado através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), do Ministério da Educação (MEC) através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).