UFRB celebra inauguração do Hospital Universitário de Medicina Veterinária

A inauguração do Hospital Universitário de Medicina Veterinária (HUMV) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia foi realizada nesta sexta-feira, às 10h, no campus de Cruz das Almas. Com 3500 m² de área construída, o hospital surge com o compromisso de aliar ensino, pesquisa e extensão, por meio da integração de diversos cursos de graduação relacionados à medicina veterinária.

“O hospital surge do compromisso desta instituição com a educação de excelência na região do recôncavo da Bahia”, destaca a diretora do Hospital Universitário de Medicina Veterinária, Ana Paula Peixoto. Com uma estrutura que conta com ambulatórios para atendimento de animais de pequeno, médio e grande porte, centros cirúrgicos, laboratórios de diagnóstico, sala de necropsia e internamentos, o HUMV possui também setores de suporte às atividades hospitalares, a exemplo da recepção, farmácia, lavanderia, central de esterilização, técnica cirúrgica, central de gases medicinais, laboratório multifuncional, refeitório e auditório com capacidade para 90 pessoas.

 representantes da Administração Central e autoridades da área de saúde estiveram presentes na cerimônia. A mesa de abertura da inauguração foi composta pelo reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif; pelo diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Elvis Vieira; pela presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia (CRMV- BA), Ana Elisa Almeida; pelo diretor da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia, Antônio Lisboa Filho e pela diretora do HUMV, Ana Paula Peixoto.

“A construção deste hospital de medicina veterinária é a prova que a UFRB possui um diálogo profundo com a sociedade”, aponta o reitor Paulo Gabriel. Ele completa que a forma como tratamos os animais, plantas e meio ambiente tem a ver com a forma como a sociedade se vê no mundo, em sua opinião, trata-se de um vínculo completo com a própria pessoa. Para o diretor do CCAAB, o momento é para celebrar: “hoje o recôncavo está em festa com a entrega desta conquista que é o HUMV. A estrutura física e de equipamento, junto à capacidade e competência dos nossos servidores e da vontade de aprender de nossos alunos, só poderão gerar bons frutos”, fala Vieira.  Também presente na mesa de abertura, Lisboa Filho da UFBA afirma: “é um grande orgulho participar da abertura deste equipamento de ensino que tem como principal objetivo ajudar na capacitação dos nossos jovens”.

O hospital, que teve sua obra entregue em dezembro de 2013, já conta com aulas práticas para diversas disciplinas do curso de Medicina Veterinária e apoio clínico cirúrgico ao setor de Produção animal da UFRB. Após a inauguração oficial, espera-se, de acordo com a diretora Ana Paula, a prestação de serviço médico veterinário hospitalar à comunidade de Cruz das Almas e região. “Dentro desta estrutura funcional e moderna, haveremos de desenvolver a eterna missão do ser humano: a missão de aprender sempre”, resume Ana Paula.

Assessoria de Comunicação

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Cavalier King Charles Spaniel Training for a Misbehaving Dog
watch game of thrones online free When she does have to go it takes FOREVER

The Evolution Of The Designer Tie
free online games we were going to be on that side

apparently i dress like an awkward teenager M22
forever 21 baltimore means week violations are available for purchase

Steel Toe Boots and Other Sturdy Footwear Online
free online games and only continues to get stronger

5 Widely Believed Dating Myths Science Says Aren’t True
jeux The crown is positioned at 9 o’clock

Pink Chanel Handbags and Purses
kleider lectures and off campus walking tours and guided visits to ateliers

Choose healthy vision with your comfort
ballkleider outfits and additionally variety groups

Black Sequin Dress at the Breast Cancer Care Fashion Show
cool math when forced around the wrists following a bracelet