UFRB completa 15 anos e comemora “história com um bocado da gente”

No dia 29 de julho de 2005, há 15 anos, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi criada. Participando cada vez mais do desenvolvimento dos territórios do Recôncavo, Portal do Sertão e Vale do Jiquiriçá por meio da educação, já formou mais de 10,5 mil profissionais nos seus sete Centros de Ensino, espalhados por sete cidades. Além disso, oferece muito mais de que ensino, com projetos e ações de pesquisa, extensão, inovação e cultura, em estreita relação com a comunidade.

Nesses 15 anos, a Federal do Recôncavo se consolidou como universidade inclusiva, de qualidade e socialmente referenciada.

Atualmente, os números da UFRB são expressivos: 13,7 mil estudantes, 906 professores, 687 técnicos administrativos, 370 colaboradores terceirizados. São 64 cursos de graduação, 32 de pós, além de ter realizado mais de 5,2 mil ações de extensão.

De acordo com o reitor, Fábio Josué, “estes dados atestam que a UFRB é seguramente a maior política pública desenvolvida no seu território ao longo de nossa história. Seus impactos podem ser avaliados em várias dimensões, como, por exemplo, na dinamização da economia regional, na inclusão social de segmentos populacionais historicamente excluídos do acesso ao ensino superior e na qualificação profissional em diversas áreas do conhecimento, como a Formação de Professores, as Ciências da Saúde, as Ciências Agrárias e Ambientais, as Ciências Exatas e Tecnológicas, as Humanidades, as Artes, a Cultura e as Energias Sustentáveis”.

Para o vice-reitor, José Mascarenhas, “hoje é dia de agradecer a cada um daqueles e daquelas, membros de nossa comunidade interna e da sociedade, que contribuíram com a sua construção e que seguramente continuarão a participar e contribuir na continuidade desse grandioso projeto”.