UFRB divulga nota sobre Índice Geral de Cursos da Instituição

UFRB divulga nota sobre Índice Geral de Cursos da Instituição

Nota da Reitoria da UFRB
Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) – 2008

O Índice Geral de Cursos (IGC) – 2008, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), no dia 31 de agosto de 2009, mais uma vez não reflete a realidade UFRB.

A julgar pelos critérios arbitrados pelo INEP, a UFRB somente terá a oportunidade de melhorar o seu índice a partir de 2011, quando teremos as primeiras turmas formadas integralmente por esta Instituição. Na composição do IGC, a maior parte dos itens considerados, mais uma vez, foi gerada num período anterior à criação da UFRB.

Como é possível se considerar razoável avaliar uma nova instituição universitária, por critérios cujo maior peso recaiu sobre o exame de apenas um curso realizado em 2007?

O absurdo pode ser melhor compreendido diante dos dados reais da UFRB. Criada através da Lei 11.151, de 29/07/2005, por desmembramento da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia, a UFRB possui uma estrutura multicampi, com campi localizados em quatro cidades do Recôncavo Baiano (Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Cachoeira e Amargosa), oferecerá 2.455 vagas para ingresso no Novo ENEM em 2010, com trinta e nove cursos de graduação, seis cursos de mestrado e um doutorado.

Recém criada, com apenas três anos de funcionamento, a UFRB já solicitou à época da divulgação do IGC de 2007, uma visita in loco do INEP, que ainda não respondeu ao nosso convite. A referida visita seria uma interessante oportunidade para se constituir um diálogo com o objetivo de contemplar fidedignamente a realidade da UFRB. Seguramente, aceitando o convite o INEP se informará sobre o belo capítulo da história do ensino superior que professores, servidores técnico-administrativos e estudantes estão escrevendo no interior do Nordeste do Brasil.

Cruz das Almas, 31 de agosto de 2009.

Paulo Gabriel Soledade Nacif
Reitor da UFRB

 

Compartilhar