UFRB divulga processo seletivo para bolsistas do PET-Saúde Interprofissionalidade

Podem participar do processo seletivo os estudantes regularmente matriculados no primeiro e no segundo ciclo dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Medicina e Psicologia, desde que não estejam em estágio obrigatório. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente online pelo e-mail pet.saude.interprof.ufrb@gmail.com, no período de 05 a 10 de dezembro, sendo obrigatório o envio de todos os documentos solicitados em edital.A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e em parceria com as Secretarias de Saúde do Estado da Bahia e de Santo Antônio de Jesus, torna pública a seleção de bolsistas para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde Interprofissionalidade 2018/2019. São ofertadas 30 vagas para estudantes bolsistas e oito vagas para estudantes voluntários.

A seleção constará de uma única fase: análise do perfil e da trajetória acadêmica do estudante, mediante avaliação da Carta de Interesse Pessoal, do Currículo Lattes e do Histórico Escolar, além de entrevista individual com uma banca examinadora, composta pelos tutores do PET-Saúde Interprofissionalidade. Na entrevista, os estudantes serão avaliados quanto a conhecimentos gerais sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), o PET-Saúde, a Integração Ensino-ServiçoComunidade. Os estudantes serão também avaliados quanto ao desenvolvimento de habilidades e de competências para o trabalho interprofissional.

O resultado final será divulgado no dia 17 de dezembro, juntamente com convocação dos selecionados para o início das atividades. Os convocados serão contemplados com uma bolsa nos valores referentes de Iniciação Científica, modalidade IC, que terá vigência de dezembro/2018 a dezembro/2019, podendo ser renovada por mais um ano a critério da equipe executora do programa. As bolsas do PET-Saúde não podem ser acumuladas com outras bolsas institucionais de pesquisa e de extensão.

Os estudantes bolsistas deverão ter disponibilidade de 20 horas semanais, das quais 8 horas deverão ser dedicadas a atividades supervisionadas por preceptores em serviço e/ou comunidades, e disponibilidade para participação em reunião de integração dos grupos PET Saúde, a ser realizada na última segunda-feira de cada mês, às 16h.

Os estudantes voluntários estarão sujeitos aos mesmos requisitos de ingresso e permanência exigidos para os estudantes bolsistas. Todos deverão apresentar um trabalho de conclusão de participação no PET-Saúde sob o formato de artigo científico ou relato de experiência.

Do programa – O PET-Saúde foi instituído pelos Ministérios da Saúde e da Educação em 2010, caracterizando-se como instrumento para qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho, dirigidos aos estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação na área de saúde, de acordo com as necessidades do SUS, tendo em perspectiva a inserção das necessidades dos serviços como fonte de produção de conhecimento e pesquisa nas instituições de ensino.

Confira o Edital Interno Nº 01/2018 – PET-Saúde Interprofissionalidade.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/ccs.