UFRB e Secretaria de Educação debatem fortalecimento da Educação Básica

sec1

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Silvio Soglia, participou de uma reunião com representantes da Secretaria da Educação do Estado nesta quinta-feira (04). A atividade, que aconteceu na sede da secretaria, contou com a presença da vice-reitora Georgina Gonçalves dos Santos; do diretor do Centro de Formação de Professores (CFP/UFRB), Fábio Josué Souza dos Santos; da pró-reitora de Graduação, Rose Mubarack; da assessora do reitor, Valdíria Rocha; além do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues.

O objetivo do encontro foi  promover alinhamento de parcerias para o trabalho colaborativo na rede estadual de ensino focado no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, além de ações de fomento do ingresso dos jovens no Ensino Superior. Foram discutidas questões como a formação de professores, compartilhamento de espaços, estágios, ampliação de novos cursos e integração pedagógica entre a universidade e as escolas estaduais, simplificação de processos de convênio e cooperação com escolas da rede estadual, dentre outros.

O secretário Jerônimo Rodrigues destacou o empenho  do Estado em desenvolver ações junto às universidades. “É uma reunião para aprofundarmos uma agenda que promova o avanço da educação nos municípios e regiões que a UFRB atue. A formação de professores e a integração com as escolas, como é realizado nos Complexos Integrados de Educação, são boas propostas para iniciarmos estas parcerias que podem se estender para diversas áreas do conhecimento, fortalecendo a educação estadual e municipal, e beneficiando os estudantes baianos”, disse.

O reitor da UFRB, Silvio Luiz Soglia, também falou sobre a inciativa. “Já realizamos algumas parcerias com a Secretaria, como a formação dos profissionais do programa Todos pela Alfabetização (TOPA). Então, essa proposta de mantermos ações em conjunto mostra que podemos avançar com projetos que possam contribuir no fortalecimento da educação nos sete municípios em que temos campus, e ainda ampliar para outras localidades. É importante também garantirmos a continuidade da formação destes estudantes no ingresso às universidades”, ressaltou. 

Ainda na ocasião, o diretor Fábio Josué convidou o secretário da Educação para realizar a conferência de abertura do próximo semestre letivo em Amargosa.