UFRB inicia série com cinco pesquisadoras destaques em suas áreas

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) comemora o Dia Internacional da Mulher (08 de março) com uma homenagem a cinco pesquisadoras destaques em suas áreas de conhecimento. Inspirada pela série Pioneiras da Ciência no Brasil, lançada pelo CNPq em 2013, o objetivo desta sequência de relatos é contar a história dessas mulheres que contribuem de forma relevante para o avanço do conhecimento científico e, principalmente, na formação de recursos humanos.

As pesquisadoras homenageadas pela UFRB são Adriana Bagaldo (Zootecnia), Ana Fermino (Agronomia), Ângela Figueredo (Ciências Sociais), Franceli da Silva (Biodiversidade e Recursos Naturais) e Simone Alves (Melhoramento Genético). A seleção teve como critério o fato de essas cientistas terem sido contempladas com Bolsas de Produtividade em Pesquisa ou em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq no período 2014-2019.

De acordo com o CNPq , “o estabelecimento de figuras exemplares femininas é um importante recurso para diminuir os estereótipos de gênero e motivar as meninas e as mulheres para as carreiras científicas e para as ciências em geral, como apontam diversos estudos e relatórios”. 

Durante o mês de março, apresentaremos a história de cada uma delas:

Adriana Bagaldo – Zootecnia

Ana Fermino – Agronomia

Ângela Figueiredo – Ciências Sociais

Franceli da Silva – Biodiversidade e Recursos Naturais

Simone Alves – Melhoramento Genético