UFRB – Novo livro aborda jornalismo político sob aspecto ético

UFRB – Novo livro aborda jornalismo político sob aspecto ético

A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) disponibilizou em sua página na internet a versão online do livro “O Jornalismo Político sob o Aspecto Ético: O Escândalo dos Atos Secretos do Senado nas Revistas Carta Capital e Veja”. De autoria da jornalista Neuma Dantas, o livro analisa o modo como o jornalismo brasileiro narrou, descreveu e interpretou os eventos políticos que redundaram no Escândalo do Senado ou Escândalo dos Atos Secretos, no ano de 2009.

A partir dos enquadramentos das descomposturas dos agentes políticos no caso, Neuma investigou como os jornalistas das duas revistas semanais julgaram tais equívocos éticos, selecionaram as causas, as consequências e as sugestões para minimizar os problemas apresentados pela crise política. A obra é resultado da sua pesquisa de mestrado defendida em 2012 no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“As relações da comunicação com a arena política são instigantes e geradoras de conhecimento para estudiosos e leitores. Mais especificamente, a escolha de observar o jornalismo político sob as lentes da Ética segue um instinto farejador na busca da verdade e da manutenção do processo democrático”, explica Neuma, que atualmente é pesquisadora do Grupo de Estudo de Comunicação, Política e Redes Digitais (CP-Redes) da Faculdade de Comunicação da UFBA.

Entre as contribuições reveladas no livro, a autora aponta as de ordem histórica e social, uma vez que a pesquisa recai sobre um determinado escândalo político, num determinado tempo moral da sociedade brasileira. Além disso, a obra reforça a apreciação do processo de produção do jornalismo político de revistas semanais; ajuda a esclarecer a associação entre o poder econômico, os procedimentos da construção do noticiário e o cumprimento dos princípios deontológicos.

“Por mais que o estabelecimento dos paradigmas éticos possa parecer utópico e difícil, os jornalistas e empresas de comunicação devem provocar as condições de seu plausível exercício, não deixando de ser um ideal a perseguir”, defende Neuma.

Sobre a autora – Neuma Dantas é diplomada em Letras Vernáculas pela UFBA (1986) e Comunicação Social-Jornalismo pelo Centro Universitário da Bahia (2007) e mestre em Comunicação e Política pela UFBA (2012). Já publicou o livro “Foia dos Rocêro: Crítica Política e Humor na Imprensa Baiana do Século XIX”, também pela Editora da UFRB em 2017.

Confira a obra:
Download Gratuito
Leia Online
Outras informações: www.ufrb.edu.br/editora.

Compartilhar