UFRB organiza I Encontro Regional de Microbiologia Aplicada

UFRB organiza I Encontro Regional de Microbiologia Aplicada

O 1° Encontro Regional de Microbiologia Aplicada (Erma) será realizado nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2009 no Gran Hotel Stella Maris Resort, em Salvador.  O Encontro tem por objetivo promover a integração e divulgação de resultados nas diferentes áreas da Microbiologia (saúde, agrícola e de solos, alimentos, biotecnologia e ambiental), fortalecendo esta grande área de ensino e pesquisa nas Regiões Norte e Nordeste, além de buscar novas parcerias em outras regiões do Brasil de modo a promover o desenvolvimento científico e tecnológico das diferentes instituições de pesquisa e ensino superior do Nordeste. Os interessados em enviar trabalhos tem até o dia 25 de julho.

A microbiologia é uma subárea da Ciências Biológicas com grande relevância internacional crescente, na academia e na indústria. Sua importância e implicações para o desenvolvimento científico e tecnológico podem ser observadas em diversos setores, como Indústria de Alimentos, Têxtil, Agrícola, Farmacêutica, Biocombustíveis, Química, Ambiental, Saúde Humana e Animal, o que justifica tantos estudos sendo conduzidos por diferentes pesquisadores no mundo todo. Este interesse é motivado pela necessidade do desenvolvimento auto-sustentável, que pressupõe o uso de matérias primas renováveis por processos que gerem produtos de qualidade por tecnologias mais limpas, além do surgimento de novas doenças e microrganismos resistentes à quimioterápicos. O uso de microrganismos nas diferentes áreas já destacadas é de vital importância para o desenvolvimento tecnológico com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. A busca de novas fontes com potencial biotecnológico movimenta pesquisadores no mundo todo, em especial no Brasil, devido à sua grande diversidade de ecossistemas. A temática do I ERMA 2009 está voltada para a importância da microbiologia em suas diferentes áreas de atuação. Assim, o desenvolvimento de novas tecnologias utilizando microrganismos poderá abrir novos horizontes, promovendo a perfeita integração das diferentes áreas no setor de ciência e tecnologia.

As conferências, sessões técnicas e mesas redondas do I Erma são uma nova oportunidade, em especial para a comunidade científica da Região Nordeste, para a discussão dos avanços da pesquisa, das perspectivas de aplicação da Microbiologia e de estabelecimento de parcerias entre os participantes de universidades, institutos de pesquisa, órgãos do governo e empresas. O evento objetiva também apresentar a área de forma abrangente e atualizada, promovendo formação de recursos humanos.

Mais Informações no site: www.erma2009.bio.br

 

 

Compartilhar