UFRB promove Aula Magna sobre universidade pública, democrática e resistência

UFRB promove Aula Magna sobre universidade pública, democrática e resistência

Aula Magna de abertura do semestre 2020.1 será ministrada pelo professor Anísio Brasileiro, ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) por 8 anos (2011-2019).

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promove a Aula Magna de abertura do semestre 2020.1, com o tema “Universidade pública, democrática e resistência”, a ser ministrada pelo ex-reitor e professor Anisio Brasileiro de Freitas Dourado, da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Anísio Brasileiro é professor da UFPE desde 1978 e foi reitor da instituição por 8 anos (2011-2019).

A Aula Magna acontece na próxima quinta-feira, dia 12, às 9h, no Auditório da Biblioteca, Campus Cruz das Almas. O evento será transmitido ao vivo pela UFRB TV.

Perfil

Anísio Brasileiro possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1977), mestrado em Engenharia Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), Especialização (1987) e Doutorado em Transportes pela École Nationale des Ponts et Chaussées (1991).

Ele realizou estágio pós doutoral no Laboratoire Techniques, Territoires et Société (LATTS), associado à École Nationale des Ponts et Chaussées, Université Marne La Valée et Université Paris XI (2000).

Desde 1978 é professor da Universidade Federal de Pernambuco, lotado no Departamento de Engenharia Civil. Em 2015 tornou-se professor titular da UFPE. É professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão das Infraestruturas na Engenharia Civil desde o ano 2003.

Anísio já exerceu as funções de Diretor Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET, 2003-06), tendo sido Presidente da Associação no biênio 1998/1999. Participou dos Comitês de Assessoramento do CNPq e da CAPES na Área de Engenharia de Transportes (2004-06). Participou do Comitê Gestor do Fundo Setorial de Transportes, representando a comunidade acadêmica (2003-07). Foi representante do Brasil no Comitê Técnico Internacional do Congreso Latinoamericano de transporte publico y transito (CLATPU, 2002-09). Suas atividades de pesquisa se referem à área de Engenharia de Transportes, nas interfaces com o Planejamento Urbano e Políticas Públicas, com ênfase em Economia dos Transportes e gestão de políticas públicas, financiamento dos transportes, história dos transportes, tendo como foco os estudos de Sociologia Econômica e análise de atores e redes sociais. Sua produção científica se expressa por 30 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, 9 livros publicados, 121 trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais, com participação em 33 bancas de mestrado e oito de doutorado, tendo orientado 18 dissertações de mestrado e co-orientado duas teses de doutorado; orientou ainda 15 estudantes de Iniciação Científica. Exerceu as funções de Pró-Reitor de Extensão da UFPE (2003-06), Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (2007-2011). Foi Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Universidades Brasileiras (FOPROP, 2009), participou do Conselho Técnico-Científico (CTC) da CAPES, como representante do FOPROP (2010). Em 2014 recebeu a mais alta condecoração científica da França, tendo sido condecorado com o grau de Chevalier de lº ordre de Arts et des Lettres.

Compartilhar