UFRB realiza II Simpósio Internacional em Tecnologias Educativas e Educação Digital

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou na manhã da última segunda-feira, 16 de setembro, a abertura oficial do II Simpósio Internacional de Tecnologias e Educação Digital (SITEE 2019), no campus de Cruz das Almas. A iniciativa foi realizada por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) e reuniu professores, pesquisadores e estudantes que estudam as tecnologias educativas como objeto de investigação.

O evento acadêmico atraiu mais de 2.400 inscritos que acompanharam toda a programação do evento presencialmente ou através da transmissão online.  Os internautas puderam ainda contribuir simultaneamente com as discussões por meio de perguntas enviadas em um chat durante a transmissão.

A cerimônia de abertura realizada no auditório da Biblioteca contou com as presenças do reitor, Fábio Josué;  do vice-reitor José Pereira Mascarenhas Bisneto, do secretário de educação da prefeitura de Cruz das Almas, Mário Araújo dos Santos; do superintendente de Educação Aberta e a Distância, Adilson Gomes dos Santos, além do coordenador de Educação Continuada Digital, professor Eniel do Espírito Santo.

O reitor Fábio Josué deu as boas vindas aos participantes do evento e destacou os números da ead, visto que a modalidade representa cerca de 10% das matrículas da instituição através de cursos em diversos polos de ensino espalhados em todos os territórios do estado. “As novas tecnologias nos oferecem várias possibilidades de colaboração, especialmente, em estruturas multicampi como a nossa, por isso nosso reitorado pretende incentivar ainda mais a modalidade ead”, disse.

O superintendente de Educação Aberta e a Distância, Adilson Gomes, destacou o histórico de iniciativas da superintendência como os acordos de cooperação com instituições de ensino e a expansão das fronteiras da UFRB por meio do ensino a distância.“ Teremos nesse Simpósio uma uma programação ampla com a presença de professores de várias parte do mundo, colocando o Recôncavo da Bahia em um lugar de destaque nas tecnologias educacionais. Que tenhamos uma semana de trabalho produtiva e estimulante”, desejou.

A conferencista convidada foi a acadêmica Vani Kenski da Universidade de São Paulo (USP) que proferiu a apresentação: Perspectivas da EaD no Brasil: desafios e possibilidades. A íntegra da exposição está disponível na plataforma youtube.  Após a conferência foi realizado o Lançamento do livro “Tecnologias e Educação Digital”.

As atividades do Simpósio tiveram continuidade durante o turno vespertino e nesta terça-feira, dia 17, com uma extensa programação que incluiu mesas redondas no âmbito do desenvolvimento de inovações em Tecnologias Educativas para a educação superior, formação de professores, além da apresentação dos trabalhos de conclusão de curso da Especialização em Tecnologias e Educação Aberta e Digital da UFRB/UAb. Para o professor Ariston Cardoso, que mediou uma das mesas do Simpósio, “a UFRB já venceu o objetivo da internacionalização da Ead e agora tem o desafio da institucionalização da ead”.

Mais informações no site do evento.