UFRGS – CRES 2018 define ações e recomendações para a próxima década

Na tarde desta quinta-feira, 14, em Córdoba, acontece a cerimônia de encerramento da III Conferência Regional de Educação Superior (CRES 2018) com a leitura da declaração final do encontro que reúne na Argentina integrantes dos governos, das instituições de ensino superior, estudantes, representantes da sociedade civil e interessados em educação. A declaração, junto com o plano de ação que será definido nos próximos meses, servirá como diretriz para a participação latino-americana e caribenha na Conferência Mundial de Educação Superior da UNESCO, em Paris, em 2019.

O diretor do Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe (UNESCO-IESALC), Pedro Henríquez Guajardo, destaca a importância dos dois documentos para a elaboração de uma concepção da educação superior na região. “A declaração é um instrumento político e o plano de ação é a parte concreta. Nossa meta é que a declaração se converta em propostas permanentes. O plano tem duração de 10 anos e deve ser implementado a partir de janeiro de 2019”.

Formas de inibir a desistência dos países também estão sendo debatidas. “Vamos tentar estabelecer o mínimo de obstáculos, para evitar que as instituições, de fato, assumam o compromisso com a implantação das premissas e orientações estabelecidas de forma coletiva durante todo o trabalho. Também vamos contar com uma forma de acompanhamento para avaliar a implantação do plano”, completa Guajardo.

Organizada em conjunto pelo Unesco-IESALC, pela Universidade de Córdoba, pelo Conselho Interuniversitário Nacional (CIN) e pela Secretaria de Políticas Universitárias (SPU) do Ministério da Educação da República Argentina, a CRES 2018 é uma das reuniões preparatórias da Conferência Mundial sobre o Ensino Superior, que ocorrerá em Paris, em 2019, e marca o centenário da Reforma Universitária de 1918, em defesa da autonomia e democratização da universidade pública. A conferência debate o atual cenário da educação superior na América Latina e Caribe e as estratégias para a próxima década com vistas aos objetivos do desenvolvimento sustentável e definições da agenda 2030 das Nações Unidas. A CRES está em sua terceira edição. As duas primeiras foram realizadas na Havana, Cuba (1996) e Cartagena de Indias, Colômbia (2008).