UFRGS divulga cronograma para verificação da autodeclaração étnico-racial

Foi divulgado pela Comissão Permanente de Verificação da Autodeclaração Étnico-Racial o Edital 2 de convocação dos candidatos classificados no Vestibular e no SiSU, para ingresso em 2018/1, para a sessão de aferição da autodeclaração étnico-racial. São chamados os classificados nas modalidades L2, L4/L6, L10 e L14.

O cronograma deve ser conferido no edital, publicado no site da Coordenadoria de Ações Afirmativas. As sessões de verificação serão no turno da tarde, com início às 14h. O horário limite para apresentação e identificação junto à comissão de organização é de até 30 minutos antes do respectivo horário de início da sessão de verificação. A sessão de verificação do candidato ocupará todo o turno destinado.

Candidatos do SiSU que residam de outras localidades, mediante comprovação, poderão ser encaixados em turnos alternativos ao listado nas datas deste edital. Para tanto deverão comparecer presencialmente, pois não haverá agendamento por telefone.

Para os candidatos pretos e pardos, a aferição será realizada por meio da constatação de que o estudante é visto socialmente como pertencente ao grupo racial declarado, com base em seu fenótipo. Além de cor da pele, serão consideradas outras características fenotípicas, como tipo de cabelo, formato do nariz e dos lábios. Esse procedimento é silencioso, e não é realizada entrevista com o candidato. Igual procedimento será adotado em relação aos pardos com ascendência indígena. A autodeclaração étnico-racial deverá ser preenchida e assinada presencialmente perante a Comissão Permanente de Verificação da Autodeclaração Étnico–Racial. No caso dos indígenas, a comprovação da autodeclaração será feita por meio da apresentação de documentação com validação das lideranças da comunidade de origem ou das instituições da área, conforme especificado no item 8.2 do edital do Vestibular e no item 5.2 do edital do SiSU/UFRGS.

Para mais informações, entre em contato com a comissão por meio do e-mail comissaodeverificacao@ufrgs.br.