UFRGS forma aliança para tornar Porto Alegre referência mundial em inovação

Os reitores da UFRGS Rui Vicente Oppermann, da PUCRS Evilázio Teixeira e da Unisinos Marcelo Fernandes de Aquino assinaram nesta segunda-feira, dia 9, protocolo de parceria para a formação da Aliança para Inovação de Porto Alegre. O objetivo da Aliança é desenvolver ações com potencial para transformar a cidade em uma referência na área de inovação. A partir da articulação das universidades com poder público e iniciativa privada, a Aliança possibilitará o desenvolvimento de uma agenda estratégica para que Porto Alegre se torne um polo gerador de novos empreendimentos de base tecnológica e startups, capaz de atrair investimentos e empreendimentos inovadores.

A cerimônia de assinatura do protocolo lotou a Sala dos Conselhos, na Reitoria da UFRGS. Além dos três reitores, integraram a mesa o prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan Junior, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS Evandro Fontana, o deputado estadual Adão Villa Verde representando a Assembleia Legislativa, o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre Valter Nagelstein, e o presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (IASP) Josep Piquè, que foi um dos idealizadores do projeto Barcelona @22, responsável pela transformação da cidade espanhola em uma referência na área de smart cities. Piqué vai atuar como consultor da Aliança para Inovação de Porto Alegre. Com a experiência de quem já prestou também consultoria para projetos semelhantes em Medelin (Colômbia) e Florianópolis, Piquè disse que iniciativas deste tipo devem partir de uma missão comum, formulada e compartilhada por todos os atores envolvidos. Segundo ele, é necessário um exercício de imaginação coletiva sobre qual Porto Alegre queremos construir e, então, formular uma agenda de desafios e buscar as soluções.

O prefeito Marchezan Júnior agradeceu a mobilização das universidades para viabilizar a formação da Aliança e destacou que este trabalho coletivo gera uma grande esperança para Porto Alegre. O reitor Rui Oppermann comemorou a concretização da parceria: “Este é um sonho de muitos há muito tempo e agora estamos comemorando o passo inicial”, disse. Oppermann afirmou que cada uma das universidades tem suas potencialidades reconhecidas e poderão buscar as propostas para transformar Porto Alegre, oferecendo oportunidades que evitem a fuga de cérebros. “Temos que criar oportunidades para que os jovens que formamos permaneçam no nosso meio e façam aqui a diferença”, finalizou Oppermann

Compareceram à cerimônia pesquisadores, empresários, representantes de entidades ligadas à inovação, autoridades consulares, municipais, estaduais, e membros das administrações universitárias.