UFRGS forma aliança para tornar Porto Alegre referência mundial em inovação

UFRGS forma aliança para tornar Porto Alegre referência mundial em inovação

Os reitores da UFRGS Rui Vicente Oppermann, da PUCRS Evilázio Teixeira e da Unisinos Marcelo Fernandes de Aquino assinaram nesta segunda-feira, dia 9, protocolo de parceria para a formação da Aliança para Inovação de Porto Alegre. O objetivo da Aliança é desenvolver ações com potencial para transformar a cidade em uma referência na área de inovação. A partir da articulação das universidades com poder público e iniciativa privada, a Aliança possibilitará o desenvolvimento de uma agenda estratégica para que Porto Alegre se torne um polo gerador de novos empreendimentos de base tecnológica e startups, capaz de atrair investimentos e empreendimentos inovadores.

A cerimônia de assinatura do protocolo lotou a Sala dos Conselhos, na Reitoria da UFRGS. Além dos três reitores, integraram a mesa o prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan Junior, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS Evandro Fontana, o deputado estadual Adão Villa Verde representando a Assembleia Legislativa, o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre Valter Nagelstein, e o presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (IASP) Josep Piquè, que foi um dos idealizadores do projeto Barcelona @22, responsável pela transformação da cidade espanhola em uma referência na área de smart cities. Piqué vai atuar como consultor da Aliança para Inovação de Porto Alegre. Com a experiência de quem já prestou também consultoria para projetos semelhantes em Medelin (Colômbia) e Florianópolis, Piquè disse que iniciativas deste tipo devem partir de uma missão comum, formulada e compartilhada por todos os atores envolvidos. Segundo ele, é necessário um exercício de imaginação coletiva sobre qual Porto Alegre queremos construir e, então, formular uma agenda de desafios e buscar as soluções.

O prefeito Marchezan Júnior agradeceu a mobilização das universidades para viabilizar a formação da Aliança e destacou que este trabalho coletivo gera uma grande esperança para Porto Alegre. O reitor Rui Oppermann comemorou a concretização da parceria: “Este é um sonho de muitos há muito tempo e agora estamos comemorando o passo inicial”, disse. Oppermann afirmou que cada uma das universidades tem suas potencialidades reconhecidas e poderão buscar as propostas para transformar Porto Alegre, oferecendo oportunidades que evitem a fuga de cérebros. “Temos que criar oportunidades para que os jovens que formamos permaneçam no nosso meio e façam aqui a diferença”, finalizou Oppermann

Compareceram à cerimônia pesquisadores, empresários, representantes de entidades ligadas à inovação, autoridades consulares, municipais, estaduais, e membros das administrações universitárias.

 

Compartilhar