UFRGS lança portal de divulgação científica

UFRGS Ciência tem o objetivo de apresentar à sociedade as pesquisas produzidas na Universidade

Entrou no ar nesta segunda-feira, 14 de março, o novo portal de divulgação científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: o UFRGS Ciência. O projeto tem a proposta de apresentar à sociedade as pesquisas produzidas na UFRGS. Com uma linguagem acessível e conteúdos multimídia, o site reúne informações jornalísticas com o objetivo de aproximar a comunidade de atividades científicas e grupos de pesquisa. Desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), a iniciativa pretende integrar os diferentes veículos de comunicação da UFRGS: Jornal e Rádio da Universidade e UFRGS TV.

O site estreia com a publicação de três matérias. A primeira aborda os efeitos da caminhada nórdica em pacientes com Doença de Parkinson. A reportagem é baseada na dissertação de mestrado de Elren Passos, defendida na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (Esefid), que depois deu origem a um projeto de extensão voltado a idosos e a portadores de Parkinson.

Outro texto se refere à produção de embalagens biodegradáveis e comestíveis, desenvolvidas por pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos (ICTA). Produzidos a partir de diferentes tipos de alimentos, como chia, quinoa e resíduos de vinificação, os chamados biofilmes, além de colaborar para a redução da produção de lixo, contêm diversos nutrientes benéficos à saúde.

Por fim, a reportagem “Mais verde, menos consumo de energia” foi realizada a partir da tese de doutorado defendida por Minéia Scherer no Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura, premiada pela UFRGS como a melhor tese apresentada na área de Ciências Sociais e Aplicadas em 2014. O trabalho aborda a aplicação de cortinas verdes na arquitetura como alternativa para controlar o excesso de incidência de sol.

O UFRGS Ciência é acessado pelo endereço http://www.ufrgs.br/secom/ciencia/.

Camila Raposo – Universidade Federal do Rio Grande do Sul