UFRGS mapeia aplicativos para aprendizagem em dispositivos móveis

Público pode acessar relação com mais de 300 ferramentas para tablets e celulares, úteis principalmente para professores, alunos e comunidade escolar

Um projeto da Faculdade de Educação para auxiliar no aprendizado em sala de aula com ferramentas de tecnologia da informação ganhou reforço. O mapeamento de software livre para ensino, feito pelo professor Paulo Francisco Slomp e pelo estudante do curso de Matemática André Ferreira Machado, agora reúne também aplicativos para tablets e celulares.

A iniciativa disponibiliza à comunidade o resultado de um trabalho de coleta e sistematização de dados de mais de 300 programas que podem ser utilizados para promover a aprendizagem. A ideia é que professores, alunos e pais consultem a Tabela Dinâmica Software Educacional Livre para Dispositivos Móveis e verifiquem as ferramentas para celulares e tablets, que podem ser empregadas em sala de aula, para abordagem de diversas matérias, como Física, Geografia, Idiomas, Matemática, Química, entre outras.

Slomp explica que a listagem está organizada para que os usuários possam encontrar facilmente o que necessitam. “A tabela exibe inicialmente o ordenamento alfabético das áreas do conhecimento. Assim, professores de uma determinada disciplina poderão facilmente visualizar o objeto de seu interesse pela diferenciação das áreas por cores”, completa. Além disso, os interessados também podem reordenar os dados de outras maneiras: conforme a faixa etária dos alunos, de acordo com o nível de ensino – Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior, por exemplo.

 

Software livre e colaboração social

Para possibilitar a colaboração direta da comunidade, a Tabela Dinâmica Software Educacional Livre para Dispositivos Móveis está disponível em formato wiki na Internet. Deste modo, qualquer usuário que queira contribuir com o projeto pode adicionar novos programas à lista sem necessidade de pedir autorização aos idealizadores. “Professores, alunos, pais e demais internautas podem consultar as informações da tabela e podem também alterar seu conteúdo, corrigindo diretamente eventuais erros e imprecisões ou adicionando materiais”, explica o pesquisador. A licença do conteúdo é Creative Commons CC-BY-SA, que permite a republicação e trabalhos derivados.

Além disso, todas as ferramentas mapeadas pelo projeto são do tipo software livre, que tem como características fundamentais o fato de a licença disponibilizar o código fonte para que possa ser utilizado, estudado, modificado e redistribuído pelos usuários. As principais licenças são GNU/GPL, BSD, MIT e Apache. Outra vantagem é que 99% dos aplicativos livres são gratuitos, o que também contribui para a democratização desses recursos.

 

Vários idiomas

Para expandir o trabalho a comunidades de outros países, versões da tabela em outras línguas estão sendo disponibilizadas. Acesse em inglês, em espanhol, em francês, em italiano e em português europeu.

 

Evento de lançamento

O lançamento da nova etapa do projeto será realizado em palestra nesta terça-feira, 8 de março, às 14 horas, na Faculdade de Educação, sala 304. O evento é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrições prévias. A tabela dinâmica é parte integrante do projeto Software Educacional Livre para Dispositivos Móveis e foi realizado com o apoio do edital 21 da Secretaria de Educação a Distância (SEAD/UFRGS).

ASCOM – Universidade Federal do Rio Grande do Sul