UFRGS não adotará novo vestibular em 2010

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos Alexandre Netto, afirmou que a instituição não vai adotar o novo vestibular proposto pelo MEC no concurso de 2010. No novo modelo, as instituições federais de ensino superior poderiam utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de seleção para candidatos às vagas nas faculdades.

Segundo o reitor, o concurso vestibular 2010 levará em consideração as mudanças propostas pelo Enem, mas esta não será a única forma de avaliação. "Tradicionalmente a UFRGS possui um vestibular estruturado e uma grande demanda que precisa ser considerada. Sabemos que o sistema de avaliação terá mudanças, mas a decisão final deverá ocorrer no final do mês de julho, quando os Conselhos Superiores da Universidade definirão o modelo", disse.

O reitor afirmou também que a UFRGS apóia as mudanças apresentadas pelo MEC e considera importante a proposta de um entrosamento maior entre o ensino médio e a universidade.

Novo Enem
O primeiro Enem no novo formato será realizado nos dias 3 e 4 de outubro deste ano. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o novo exame deverá ter a participação de 4 a 5 milhões de estudantes no País, em vez dos atuais 3 milhões.

A partir da divulgação dos resultados, o aluno irá se inscrever em um sistema online com o número do CPF. O sistema será semelhante ao usado na seleção de bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos).

O estudante deverá escolher cinco opções de cursos, que podem ser em uma mesma universidade ou em instituições federais diferentes. A partir dessa inscrição, o candidato poderá monitorar diariamente como está a concorrência para os cursos escolhidos. Ele poderá alterar, a qualquer momento, a opção que pretende disputar.

O novo Enem será formado por quatro provas e uma redação que devem ser aplicadas em dois dias. A idéia é que sejam realizados testes de linguagens e códigos, matemática, ciências naturais e ciências humanas, cada um com 50 itens.